A seleção feminina de futebol dos EUA venceu o Japão por 2 a 1, hoje, e conquistou a medalha de ouro pela quarta vez na história -as três últimas de forma consecutiva.
A vitória teve um gosto de vingança para as norte-americanas. No Mundial de 2011, as japonesas foram campeãs com vitória nos pênaltis sobre as americanas.
Logo aos 3min do primeiro tempo, as americanas tiveram a primeira chance de gol. Morgan invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado para boa defesa de Fukumoto.
Melhor na partida, o gol norte-americano veio quatro minutos depois. Heath avançou pela esquerda e achou Morgan na área. A atacante dominou e cruzou para Lloyd marcar de cabeça.
As japonesas tiveram duas chances seguidas de empatar a partida. Na primeira, Rampone salvou lance quase que em cima da linha e, no rebote, Solo defendeu chute de Ogimi. Um minuto depois, Ogimi apareceu sozinha na área e cabeceou para uma grande defesa da goleira americana. A bola ainda tocou no travessão.
Aos 27min, Iwashimizu tentou cortar cruzamento da direita e quase marcou um gol contra -a japonesa foi salva pela trave. Seis minutos depois, Miyama chutou da entrada da área e a bola explodiu no travessão dos EUA.
O Japão voltou pressionando no segundo tempo, mas dava muito espaço para o contra-ataque. As americanas souberam aproveitar. Aos 9min, Lloyd avançou pelo meio e chutou cruzado, da entrada da área, e ampliou o marcador.
Aos 18 minutos, Rampone afastou errado e entregou de presente para a japonesa Sawa. A estrela do time dominou na área e passou para Ogimi diminuir a vantagem norte-americana.
O Japão teve nova chance com Iwabuchi, aos 38min. Ela invadiu a área livre de marcação e chutou, mas Hope Solo impediu o empate e garantiu o ouro para sua seleção.