No encerramento da primeira fase, quatro partidas nesta quinta-feira começaram a definir os classificados para as oitavas de final do Mundial de Basquete da Turquia. Pelo Grupo B, o mesmo do Brasil, os Estados Unidos venceram a lanterna Tunísia, por 92 a 57, e garantiram a primeira colocação, com 100% de aproveitamento nas cinco partidas que disputaram. Campanha inversa da dos tunisianos, que perderam todos os jogos e terminaram em último.
Assim como havia feito na vitória diante da Irã, na última quarta-feira, o técnico Mike Krzyzewski promoveu um rodízio entre os jogadores da seleção dos Estados Unidos, já pensando em evitar o desgaste antes da próxima fase do torneio. Apenas três atletas atuaram mais de 20 minutos: Derrick Rose, Russel Westbrook e Eric Gordon – este último ficou 25 minutos em quadra, marcando 21 pontos e terminando como o cestinha do confronto.
Outra seleção favorita ao título também garantiu classificação nesta quinta-feira. Atuais campeões mundiais, os espanhóis não tiveram dificuldades para atropelar o Canadá, por 89 a 67. Com o resultado, a Espanha chegou à liderança provisória do Grupo D, com três vitórias e duas derrotas, mas deve cair para o segundo ou terceiro lugar, já que França e Lituânia ainda jogam pela última rodada e podem alcançar melhores campanhas.
Os cestinhas da partida foram os espanhóis Rudy Fernández e Fran Vázquez, ambos com 19 pontos e cinco rebotes. Pelo lado canadense, o destaque foi Kelly Olynyk, que anotou 14 pontos, além de quatro rebotes.
A única surpresa aconteceu no Grupo C. A Costa do Marfim alcançou sua primeira vitória na competição, diante da tradicional seleção de Porto Rico, por 88 a 79, embolando a briga pela quarta colocação. Marfinenses, porto-riquenhos e chineses possuem uma vitória até o momento. A China ainda enfrenta a Turquia nesta tarde e, em caso de derrota, o quarto classificado será decidido no saldo de pontos.
Os cestinhas do confronto foram o marfinense Charles-Noé Abouo e o porto-riquenho José Juan Barea, com 19 pontos cada. Armador de Porto Rico, Barea, que é jogador do Dallas Mavericks, da NBA, ainda anotou sete assistências.
Ainda nesta quinta-feira, a Austrália venceu Angola por 76 a 55, com 11 pontos de Patrick Mills, cestinha do jogo. Com o resultado, a seleção australiana chegou ao seu terceiro triunfo, garantindo a vaga nas oitavas de final da competição.