EUA levam Copa do Mundo de Vôlei e vão à Olimpíada; Itália também se garante

A seleção masculina dos Estados Unidos venceu a Argentina por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 25/21, 17/25 e 25/20, nesta quarta-feira, em Tóquio, e conquistou o Copa do Mundo de Vôlei. O país não faturava esse título desde 1985. E, mais importante do que isso, a nação assegurou com a conquista a sua vaga na Olimpíada de 2016 na modalidade.

O triunfo sobre os argentinos fez os norte-americanos fecharem a Copa do Mundo, disputada em sistema de pontos corridos entre os 12 participantes, com 30 pontos, um à frente da vice-campeã Itália, que com a posição no torneio também assegurou classificação aos Jogos Olímpicos do Rio.

Os italianos ficaram com o vice-campeonato depois de terem derrotado a Polônia por 3 sets a 1, com 26/24, 22/25, 25/22 e 25/19, em outro jogo da rodada final. O revés custou caro aos poloneses, que também somaram 29 pontos mas ficaram em desvantagem em relação à Itália nos critérios de desempate e acabaram a Copa do Mundo com o terceiro lugar, sem a vaga olímpica que almejavam.

O Brasil, comandado por Bernardinho, já tem lugar assegurado na Olimpíada como país-sede e não disputou esta edição da Copa do Mundo, que ainda teve a poderosa Rússia, atual campeã olímpica, terminando a sua campanha no modesto quarto lugar, com 23 pontos. Nesta quarta, os russos se despediram do torneio com uma vitória por 3 sets a 2 sobre o Japão, sexto colocado da competição, com 16 pontos, enquanto os argentinos ficaram em quinto lugar, com 21.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo