Os Estados Unidos tiveram mais trabalho do que imaginavam, mas venceram Porto Rico por 3 sets a 2 (parciais de 25/27, 25/22, 25/12, 25/27 e 15/8) na madrugada deste sábado, em Long Beach e ficaram a uma vitória de conseguir a classificação para a fase final da Liga Mundial de Vôlei. Brasil, Itália, Rússia, Argentina, Polônia, Bulgária e Cuba já estão garantidos, restando a definição de somente uma vaga.

continua após a publicidade

Com o resultado, os Estados Unidos, que estão no grupo A, foram a 20 pontos. A Sérvia, segunda colocada do grupo C, tem 21, mas não joga mais nesta fase classificatória. Por isso, basta o time norte americano voltar a vencer Porto Rico, na próxima madrugada, novamente em Long Beach, para se tornar um dos três melhores segundos colocados e carimbar passaporte para a Polônia, onde a fase final começa já na quarta-feira. A Sérvia depende de uma vitória porto-riquenha.

Se tivesse vencido por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, os Estados Unidos teriam feito 21 pontos e poderiam até perder por 3 a 2 no segundo jogo e mesmo assim estariam classificados. Mas Porto Rico mostrou evolução no seu voleibol.

A equipe que tinha vencido apenas três sets em dez partidas começou surpreendendo os EUA, fechando a primeira parcial em 27/25. Os norte-americanos reagiram e viraram até com certa facilidade: 25/22 e depois 25/12. No quarto set, Porto Rico equilibrou o jogo e voltou a empatar a partida: 27/25.

continua após a publicidade

A decisão, então, foi para o quinto e decisivo set. Depois de abrir 6 a 1, os Estados Unidos só precisaram controlar a vantagem para vencer a parcial por 15/8 e o jogo por 3 sets a 2. Com 21 pontos, Reid Priddy foi o destaque da partida.