EUA convocam seleção de basquete para Olimpíada

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (23) a convocação da seleção masculina de basquete que irá disputar a Olimpíada de Pequim, em agosto. O grupo de 12 jogadores, todos da NBA – a liga norte-americana -, terá a missão de reabilitar os norte-americanos nessa modalidade, depois dos fracassos recentes.

A partir de 1992, quando os jogadores da NBA foram liberados para participar das competições internacionais organizadas pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), os Estados Unidos dominaram o esporte por muito tempo. Naquele ano mesmo, na Olimpíada de Barcelona, os EUA formaram o Dream Team ("Time dos Sonhos"), que reuniu gênios como Larry Bird, Michael Jordan e Magic Johnson e ganhou a medalha de ouro entrando para a história como a melhor seleção de todos os tempos.

Mas essa trajetória de sucesso acabou em 2004, na Olimpíada de Atenas, quando os Estados Unidos sofreram as primeiras derrotas desde que puderam jogar com os atletas da NBA e acabaram apenas com a medalha de bronze. Depois, em 2006, novo fracasso norte-americano: mesmo com seus astros em quadra, os EUA ficaram em terceiro lugar no Campeonato Mundial disputado no Japão.

Agora, para tentar recuperar esse domínio no basquete masculino, os Estados Unidos apostam na seleção anunciada nesta segunda-feira. O técnico Mike Krzyzewski manteve a base do grupo que deu show no Pré-Olímpico das Américas, no ano passado, em Las Vegas (EUA), com destaque para dois jogadores, que devem ser os líderes da equipe: Kobe Bryant e LeBron James. Outro nome importante é Jason Kidd, que tem 35 anos e é o único a já ter sido campeão olímpico (em Sydney/2000).

Um dado curioso é que entre os 12 convocados não há nenhum jogador do Boston Celtics, que conquistou na semana passada o título da NBA. O único que poderia ser chamado, por estar na pré-lista de 33 nomes, era o ala Paul Pierce, mas a contusão no joelho sofrida durante as finais da liga norte-americana impediram sua participação na seleção olímpica.

"Estou empolgado com o comprometimento desses jogadores com a seleção. Foi difícil selecionar os 12 escolhidos dentro dos 33 atletas que trabalharam com a gente nos últimos dois anos", afirmou o técnico Mike Krzyzewski. "Temos um grupo muito atlético e com grande versatilidade. Estamos bem, mas ainda precisamos de muito trabalho".

A nova seleção norte-americana irá se reunir no próximo sábado, em Las Vegas, para realizar um trabalho prévio de preparação. Mas o treinamento começa mesmo em 21 de julho, novamente em Las Vegas, onde o grupo ficará até o dia 25. Depois, já acontece o embarque para a China, onde acontecerá a preparação final para a Olimpíada – a estréia do basquete dos Estados Unidos será em 10 de agosto, contra a China.

Confira os 12 convocados

Jason Kidd (Dallas Mavericks)

Chris Paul (New Orleans Hornets)

Deron Williams (Utah Jazz)

Michael Redd (Milwaukee Bucks)

Dwayne Wade (Miami Heat)

LeBron James (Cleveland Cavaliers)

Kobe Bryant (Los Angeles Lakers)

Carmelo Anthony (Denver Nuggets)

Tayshaun Prince (Detroit Pistons)

Carlos Boozer (Utah Jazz)

Chris Bosh (Toronto Raptors)

Dwight Howard (Orlando Magic)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo