Etiene Medeiros surpreendeu para conquistar a medalha de ouro nos 50 metros costas na segunda etapa do Mare Nostrum, principal circuito europeu de natação, nesta quarta-feira, em Cannet, na França. A brasileira venceu, entre outras, as britânicas Georgia Davies e Lauren Quigley e a dinamarquesa Mie Nielsen, respectivamente terceira, quarta e quinta do ranking mundial.

continua após a publicidade

A atleta do SESI fez 27s96 e se aproximou do recorde sul-americano de Fabíola Molina, de 27s70, e praticamente igualou os 27s95 que anotou no Eindhoven Swim Cup, na Holanda, em abril, que a coloca como quinta do mundo em 2014. Mesmo assim ela reafirma que o foco é os 100m costas, prova olímpica.

“Fiquei surpresa porque o tempo é perto do meu melhor. Os 50m eu nado porque eu gosto, sinto prazer. O objeto mesmo são os 100m costas. Estou trabalhando para que os resultados saiam principalmente neste prova. Outra que estou querendo nadar é a de 50m livre porque acho que ainda posso evoluir muito ali”, diz Etiene.

Aos 23 anos, a pernambucana hoje é o grande nome da natação feminina e esperança de medalha para 2016, como diz o técnico Fernando Vanzella, que treina Etiene tanto no SESI quanto na seleção. “Esta é a meta e sabemos que existem muitas variáveis, muitas coisas acontecem no caminho de um atleta em dois anos, mas ela quer muito. Está muito focada e se esforçando. De nossa parte vamos fazer tudo para que esta vontade vá além disso e se transforme em resultados inéditos para o Brasil.”

continua após a publicidade

MAIS BRASILEIROS – Thiago Pereira, com uma amidalite, não foi a Cannet. Mas seu xará Thiago Simon representou o Brasil na final dos 400m medley. Ele completou a prova em sétimo, mas foi desclassificado por ter virado com apenas uma das mãos no estilo peito, o que não é permitido.

A seleção feminina que vai os Jogos Olímpicos da Juventude na China, em agosto, não chegou a nenhuma final A. Natália de Luccas foi a terceira na final B dos 200m costas (11.ª geral) e Viviane Jungblut, a oitava (16.ª). Nos 100m borboleta, Giovana Diamante acabou com o 15.º tempo.

continua após a publicidade