A cidade de São Paulo já vive o clima da São Silvestre, programada para esta quinta-feira. A maioria dos participantes brasileiros e estrangeiros do pelotão de elite desembarcou ontem na capital bandeirante.
Entre as estrelas internacionais da competição os quenianos Robert Cheruiyot, tricampeão da São Silvestre; James Kwambai, atual campeão da prova; Elias Chelimo, vencedor da Maratona de São Paulo e Meia Maratona do Rio; Margaret Okayo, bicampeã da Maratona de Nova York e bicampeã e recordista da Meia Maratona do Rio; o etíope Ibrahim Jelan; e a sérvia Olivera Jevtic, bicampeã da São Silvestre, já estão em São Paulo.
Entre os brasileiros, Marizete dos Santos, Maria Zeferina Baldaia, Sueli Pereira da Silva e Cruz Nonata, além de Marily dos Santos. No masculino, Giomar Pereira da Silva, João Ferreira Lima (João da Bota), Raimundo Aguiar e Domingos Nonato da Silva.
Porém, muitos competidores poderão chegar a qualquer momento, já que estão fazendo estágio de treinamento na altitude de Campos do Jordão (SP) e vêm de carro, não tendo esquema de traslado dos aeroportos para o hotel.
É o caso do mineiro Franck Caldeira, vencedor em 2006 e maior esperança brasileira este ano. Todos os atletas de elite convidados pela organização ou integrantes do ranking Globo/Yescom ficarão em um hotel da zona Sul de São Paulo.
Colombianos
Os fundistas colombianos William Naranjo, Diego Córdoba e Yolanda Fernández embarcaram nesta segunda-feira para São Paulo, onde disputarão no próximo dia 31 a 85ª edição da tradicional Corrida de São Silvestre. Os três viajaram com o objetivo de conseguir a sétima vitória colombiana na prova.
Álvaro Mejía Flores, em 1966, foi o primeiro corredor do país a subir no degrau mais alto do pódio na capital paulista. Domingo Tibaduiza, em 1977, também superou os concorrentes e cruzou a linha de chegada em primeiro, mas o mais bem-sucedido de todos os colombianos na São Silvestre foi Víctor Mora, tetracampeão da prova (1972, 1973, 1975 e 1981).