Depois de dois dias de triagens, as principais estrelas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino fazem suas primeiras apresentações hoje na Praia de Rio Doce, em Búzios, no município de Nísia Floresta (RN). No mar, atletas do porte de Renato Galvão, Leonardo Neves, Tânio Barreto e Fábio Gouveia. E um dos primeiros adversários de Fabinho será o jovem Felipe Oliveira, um dos cinco potiguares que avançaram para enfrentar os cabeças-de-chave da prova que está abrindo a temporada do circuito brasileiro de surfe profissional. Os outros são o campeão brasileiro de 1996, Joca Júnior, Danilo Costa, André Fagundes e José Júnior. O evento recomeça às 8h de hoje e será encerrado amanhã.
"Fiquei um pouco nervoso, surfando em casa, na vala que eu caio todo dia e queria dar uma boa apresentação, mas só que o mar está bastante difícil na maré seca e a bateria foi bem complicada", falou Joca Júnior, que estreou na seletiva passando em segundo na terceira bateria da terceira fase, atrás do paraibano Saulo Carvalho.
Enquanto Joca estreava, Saulo colecionava a terceira vitória, na Praia de Búzios. Ele ainda detém os recordes da competição, com a nota 8,33 e os 12,66 pontos de 20 possíveis registrados em sua primeira apresentação quinta-feira. "Devagarinho eu vou passando. O mar está muito difícil e quem se posicionar direitinho consegue pegar boas ondinhas", falou Saulo, figura carimbada nas competições potiguares.
Carvalho seguiu para enfrentar os cabeças-de-chave Anselmo Correia (RJ) e Cristiano Guimarães (SP) na 3.ª bateria da quarta rodada da seletiva, enquanto Joca Júnior encara Lucinho Lima e Gustavo Fernandes na disputa seguinte.
Outros destaques de ontem foram dois novos valores do surfe brasileiro. Rodrigo Tavares, o Sininho, venceu o confronto e Simão Romão ficou com a outra vaga, superando o também carioca Felipe Cesarano e o capixaba Michel Grattz.
A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é uma realização da RM Sports e a primeira etapa tem patrocínio da Petrobras e apoio da Ecológica, Pittsburg Sanduicheria, governo do Estado do Rio Grande do Norte.