Os brasileiros não foram bem no primeiro dia do mundial em piscina curta que está sendo disputado na cidade de Xangai, na China.
Eduardo Fischer, visivelmente irritado, não conseguiu explicar sua fraca atuação na eliminatória dos 100 metros, nado peito, contrariando em tudo sua animação antes da prova, quando afirmava ter condições de subir ao pódio. O nadador catarinense, com a marca de 1min00s53, ficou apenas na 22.ª colocação, ficando fora das semifinais.
Contudo, Fischer ainda tem condições de ganhar medalha na prova dos 50, nado peito, que será disputada no último dia do mundial, domingo.
Revezamento em 5.º lugar
Com o tempo de 3min12s68, o revezamento brasileiro ficou em 5.º lugar na prova final dos 4.100, nado livre. A equipe foi formada pelos nadadores Guilherme Roth, César Cielo, Rodrigo Castro e Nicholas dos Santos.
A medalha de ouro ficou com a Itália, que marcou 3min10s74; a de prata com a Suécia, com 3min11s93; a de bronze foi ganha pelos Estados Unidos com o tempo de 3min11s92.
Austrália lidera
A Austrália saiu na frente no quadro de medalhas. Após as provas do primeiro dia, o quadro de medalhas ficou assim: Austrália – 2 ouros; Itália – 1 ouro, 3 pratas e 1 bronze; China – 1 ouro, 1 prata e 1 bronze; África do Sul – 1 ouro; Suécia – 1 prata; Estados Unidos – 2 bronze; Rússia – 1 bronze.