A estoniana Kaia Kanepi conquistou neste domingo o título do Torneio de Palermo. Para chegar ao seu primeiro título em uma competição de nível WTA, a tenista número 38 do ranking mundial derrotou na final a italiana Flavia Pennetta por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, em uma hora e 28 minutos de partida.
Apesar do início nervoso, quando teve o saque quebrado no primeiro game, Kanepi se impôs com um sólido jogo de fundo de quadra sobre a cabeça de chave nº 1, que defendia o título conquistado no ano passado. A estoniana empatou a partida em 3 a 3 e venceu mais dois games servidos por Pennetta para levar o primeiro set. Na segunda parcial, Kanepi conseguiu a vantagem de 5 a 2 para administrá-la e ganhar o confronto.
Esta foi a terceira final em um campeonato de alto nível na carreira da tenista da Estônia. Nas outras duas decisões que já havia disputado, ela não obteve sucesso. Em 2006, no Torneio de Haaselt, na Bélgica, foi superada pela belga Kim Clijsters. Já em 2008, em Tóquio, a algoz foi a dinamarquesa Caroline Wozniacki.