Os torcedores que quiserem assistir ao clássico de amanhã “do sofá” terão que colocar a mão no bolso. Este ano, a transmissão do campeonato paranaense será exclusiva pelo sistema de pay-per-view, da NET. Por isso, para poder assistir à partida de amanhã e mais 22 jogos (a maioria deles acontece na capital), ao vivo, o torcedor precisa, primeiro, assinar o plano básico da TV a cabo e em seguida, adquirir o serviço. Por ora, entretanto, apenas os moradores de Curitiba têm acesso ao sistema.

Ao contrário do que informou o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Moura, os valores do pay-per-view são um pouco maiores que os divulgados na Tribuna de ontem. Para o pacote com os 23 jogos, o torcedor paga R$ 99,90 se adquirir o serviço via internet (www.net.tv.br). Pela central de atendimento (4004-7777), o custo é de R$ 109,90. O pagamento pode ser feito ainda em três vezes. Os jogos também podem ser adquiridos de forma avulsa. Pelo site, custam R$ 25,00 até a véspera do jogo e R$ 30,00 no dia. Pela central de atendimento, os valores são R$ 30,00 e R$ 40, 00, respectivamente.

O fato de as transmissões serem exclusivas de um canal pago, no entendimento do presidente do Coritiba, Giovani Gionédis, não é reflexo da elitização do futebol. “O futebol é caro e quem não puder assinar, que vá ao estádio. O que não podíamos aceitar era a mixaria que as emissoras abertas queriam no pagar”, disparou o dirigente. Com a setorização das transmissões, os dirgentes dos clubes acreditam que vão resolver o problema da evasão de torcida registrada nos últimos anos. “Se os jogos passassem na televisão aberta, teria que ser por um bom valor, já que perderíamos público”. Resta saber se o torcedor já se conformou em pagar R$ 15,00 para assistir a cada jogo.

Claro apresenta o jogo

Os clubes que disputam a série ouro do campeonato paranaense ganharam um importante reforço financeiro para a disputa de 2004. A empresa de telefonia celular Claro será a principal patrocinadora na competição, que será transmitida pelo canal 76 da NET, pelo sistema de pay-per-view – a Penalty também está na parceira. Viabilizando a transmissão, os clubes vão lucrar 75% das vendas dos pacotes, mais uma quantia adquirida em publicidade. A Claro, que chegou à região sul em novembro, também vai bancar os campeonatos catarinense e gaúcho. “É a primeira vez que estamos patrocinando campeonatos de futebol e esperamos um bom retorno”, afirmou Letícia Macahdo, diretora de marketing da Claro.

Como principal patrocinadora da competição, a empresa terá publicidade estática em todos os estádios e aplicação da logomarca nas camisas dos jogadores de todos os times que disputam o torneio. A operadora ainda vai enviar torpedos aos clientes, informando sobre os horários e locais das partidas.

Além disso, a operadora vai promover várias ações promocionais durante os jogos, a partir do Atletiba de amanhã. Como prêmio, alguns torcedores poderão ganhar celulares. Os jogadores que se destacarem a cada partida também serão presenteados, após uma escolha consensual dos comentaristas esportivos que estiverem no jogo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade