O próximo arbitral do Campeonato Paranaense deve ocorrer somente em outubro. No entanto, com o término dos estaduais pelo Brasil, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) já aguarda um provável comunicado da CBF com orientações para a reunião que determina datas e regras do próximo torneio local. A intenção é evitar conflitos com o Estatuto do Torcedor e a Copa do Mundo 2014.
Como o Estatuto do Torcedor prevê que o regulamento de cada campeonato tenha validade de dois anos, o arbitral desse ano será definitivo para o ano da Copa do Mundo. O intuito da FPF é o de evitar um conflito de datas com o torneio organizado pela Fifa. “Não recebemos nada ainda. Teremos que deixar para ver no final de setembro ou inicio de outubro. Veremos se vão ter modificações (nas datas) ou informação da CBF. Ela sabe que nesse período são realizados os arbitrais”, afirmou o vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol, Amilton Stival. “Não dá pra dizer (nada sobre o assunto até o momento), está muito cedo, (pois a entidade está) só voltada para o encerramento do Campeonato (Paranaense) no domingo”, completou.
De acordo com Stival, o assunto é complexo, pois envolve não apenas as federações, como também a CBF e a Conmebol. Por isso, pode haver algum planejamento maior “vindo de cima” já para o próximo ano. “Ano que vem tem a Copa das Confederações também (que, embora não seja realizada em Curitiba, afetará o futebol de alguns estados brasileiros). Então não sei como vai ficar isso já para 2013”, relatou, lembrando também de torneios como a Copa Sul-Americana e a Libertadores da América.