Vem aí, o Campeonato Paranaense 2010. Ontem pela manhã os clubes participaram do arbitral e definiram a tabela da competição. A bola vai rolar nos gramados paranaenses a partir do dia 16 de janeiro e o campeão estadual será conhecido no dia 29 de abril.

continua após a publicidade

Só que o mostrengo do supermando continuará assombrando. Todos os 14 clubes assinaram um termo para tentar alterar o esdrúxulo artigo 9.º no STJD. Mas por enquanto, ele está valendo.

Assim como este ano, o Estadual 2010 terá duas fases. Na primeira, as 14 equipes se enfrentam em turno único. Os oito melhores classificados partem pra disputa da segunda fase. Se nada mudar, o primeiro colocado faz todos os sete jogos em seu estádio e o oitavo joga todas as partidas fora de casa.

Os representantes do clubes da Futpar (Associação das Entidades de Prática de Futebol Profissional do Estado do Paraná) se reuniram antes do arbitral e concordam que o melhor a ser feito é fazer valer o regulamento da segunda fase como foi definido no arbitral deste ano, sem o famigerado supermando.

continua após a publicidade

Pela versão racional, na segunda fase, os quatros primeiros colocados jogariam quatro partidas em casa e três fora. Do quinto ao oitavo, jogariam três dentro de casa e quatro como visitante.

Liminar

continua após a publicidade

Só que tudo o que foi definido no arbitral de ontem pode não valer nada. Isto porque o Arapongas conseguiu uma liminar no STJD suspendendo os efeitos do arbitral.

O time do interior pede que seja de declarado o WO do jogo contra o Foz do Iguaçu, pela Série Prata deste ano. O Arapongas alega que o Foz utilizou jogadores sem condições legais.

O TJD tem prazo de 15 dias para julgar o caso. A intenção do clube do interior é garantir um lugar na Série Ouro de 2010. Neste caso, o Operário teria que disputar novamente a Série Prata no ano que vem.

A Federação Paranaense de Futebol só se pronunciará sobre o caso após análise do departamento jurídico da entidade.