A briga contra o rebaixamento será mais acirrada no Campeonato Paranaense de 2009. Ontem, representantes de Coritiba, Atlético, Paraná, Toledo e J. Malucelli, os cinco primeiros colocados no último estadual, voltaram a defender a redução do número de participantes. Eles estiveram reunidos como presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury, que também apóia a idéia.

continua após a publicidade

Os clubes querem que o campeonato, hoje disputado por 16 equipes, tenha a participação de apenas 12 a partir de 2011. Para chegar lá, a idéia é que nos dois próximos estaduais quatro times sejam rebaixados e apenas dois subam da divisão de acesso. ?Essa é a mesma fórmula que a FPF está propondo?, afirma Hélio Cury.

A realização de um campeonato mais enxuto foi uma das propostas de campanha de Hélio Cury, eleito em abril. Também é uma das principais reivindicações dos clubes que fundaram a Futpar, associação que reúne as equipes profissionais do Estado.

Na reunião de ontem, clubes e FPF trocaram idéias sobre o novo formato do estadual. ?Conversamos sobre a fórmula e patrocínios para 2009. A partir do mês que vem, quando termina a disputa do Acesso e saberemos todos os participantes, faremos um estudo aqui e eles (Futpar) lá, para encontrar o melhor formato?, diz Hélio Cury.

continua após a publicidade

No ano passado, clubes e FPF já haviam aprovado o rebaixamento de quatro equipes no estadual de 2008. Porém, o Estatuto do Torcedor exige que um campeonato tenha sua fórmula mantida por pelo menos duas temporadas. Como o Paranaense já havia mudado de 2006 para 2007, a FPF, então comandada por Onaireves Moura, teve que abandonar a idéia.