A longa e cansativa primeira fase com 15 rodadas, adotada nas duas últimas edições, será repetida no Campeonato Paranaense de 2009. O modelo foi definido e apresentado pelos clubes no pré-arbitral da competição, realizado ontem na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF).
Os 16 participantes se enfrentam em turno único na fase inicial. Os quatro piores serão rebaixados e os oito melhores disputam a etapa decisiva, com pontuação zerada, novamente em apenas um turno. Após sete rodadas, quem chegar na frente leva o caneco.
Como novidade, o campeão da 1.ª fase ganha dois pontos extras, e o segundo, um ponto. Os quatro melhores na fase de classificação ainda terão o privilégio de jogar quatro vezes em casa no octogonal final.
Como o número de datas caiu de 25 para 22 em relação ao torneio passado, o campeonato começa mais tarde. A 1.ª rodada, que na edição de 2008 ocorreu em 9 de janeiro, está marcada para 25 de janeiro.
O torneio acaba em 26 de abril. Os clubes e a FPF também oficializaram a proposta de redução do número de participantes, que cai para 14 em 2010 e 12 em 2011.
A fórmula foi definida pelos clubes em reunião na sede do J. Malucelli, ontem de manhã. “É uma maneira de beneficiar os clubes do interior, que precisam de um calendário mais extenso. E os pontos extras vão ajudar a motivar a 1.ª fase”, justificou o presidente do Paraná Clube, Aurival Correia, que representou também o Atlético no encontro, mostrando nova fase de aproximação entre os dois rivais.
O supervisor Paulinho Alves e o coordenador de futebol Paulo Jamelli foram os enviados do Coritiba. A Federação havia sugerido outras fórmulas, mas acatará a posição dos clubes. “É um formato atraente, e foi decidido por unanimidade pelas equipes”, falou o presidente da FPF, Hélio Cury.
E a grana da TV?
Detalhes como critérios de desempate, tabela, taxas de arbitragem e vistoria nos estádios, que segundo a FPF será mais rigorosa, ficaram para o arbitral definitivo, agendado para 17 de outubro.
Até lá, com a fórmula já em mãos, os clubes planejam avançar nas negociações de um novo contrato com a televisão. O gerente de marketing do Atlético, Mauro Holzmann, ficou encarregado de costurar acordo mais lucrativo que os R$ 3 milhões pagos atualmente pela RPC.