Foi realizado ontem, na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), o arbitral para a 1.ª fase do Campeonato Paranaense 2007. A competição será disputada entre 30 de setembro e 13 de dezembro, reunindo as 14 equipes remanescentes do estadual deste ano e mais dois clubes que subirão da Divisão de Acesso, que está em sua etapa semifinal. Os seis clubes envolvidos com as competições nacionais – Séries A -Atlético e Paraná, B – Coritiba e C – Adap, Rio Branco e J. Malucelli, porém, têm participação facultativa nessa fase, que não prevê rebaixamento.

continua após a publicidade

No torneio – que na verdade serve para que as equipes do interior se mantenham em atividade ao longo de toda a temporada – estará em disputa uma vaga para a Copa do Brasil de 2008 e outra para a Série C do ano que vem. A ?premiação? foi a forma encontrada pela FPF para atrair os clubes para a competição. Caso a Copa Sul volte a ser disputada no ano que vem – como pretendem as federações de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul -,uma vaga também será definida nessa primeira fase do Paranaense.

O Paraná Clube, que foi representado nesse arbitral pelo diretor do time B, Luiz Antônio Gusso, ainda não definiu se participará dessa etapa do estadual. Mesmo tendo tido bom retorno técnico com a participação na Divisão de Acesso – o clube joga amanhã, contra o Cascavel – a questão financeira pode pesar. Com viagens sucessivas para o interior do Estado, o clube poderia aumentar significativamente seus gastos com o futebol.

?Isso ainda está sendo analisado por nós. Acredito que na próxima semana o presidente José Carlos de Miranda anuncia a decisão final?, disse Gusso. Já a segunda fase, aí sim reunindo os 16 principais clubes do Estado e com suas equipes principais, terá início no dia 17 de janeiro.

continua após a publicidade

O Coritiba já havia manifestado, no início da semana, o pedido de inclusão na 1.ª fase do estadual. Ontem o Atlético também confirmou que usará um time B. O Rio Branco ainda não definiu se jogará nessa fase.

Somente a Adap, que lidera no momento o Grupo 14 da Série do Brasileiro, descartou a possibilidade de jogar nesta fase do estadual. ?Assim que a CBF divulgar o calendário para 2007 – o que deve acontecer nos próximos 10 dias – e for realizada a reunião do dia 31, sobre a Copa Sul, marcaremos novo arbitral para definir, inclusive, a 2.ª fase do Paranaense de 2007?, disse Onaireves Moura.

continua após a publicidade