Os Estados Unidos dominaram as finais desta quinta-feira no Mundial de Atletismo, que está sendo realizado na cidade de Daegu, na Coreia do Sul. O país faturou três medalhas de ouro com Jesse Williams, Jennifer Barringer Simpson e Lashinda Demus, confirmando o seu domínio da competição.
Jesse Williams venceu a disputa masculina do salto em altura ao atingir 2,35 metros. A marca foi a mesma alcançada pelo russo Aleksey Dmitrik, que ficou com a medalha de prata por ter saltado mais vezes. Já o bronze foi conquistado por Trevor Barry, de Bahamas, com 2,32 metros.
A conquista de Williams devolve os Estados Unidos ao lugar mais alto do pódio no salto em altura após 20 anos. A última medalha de ouro do país na prova havia sido conquistado em 1991 por Charles Austin. Campeão mundial em 2009, o russo Yaroslav Rybakov não competiu em Daegu por conta de uma lesão.
Lashinda Demus ganhou a prova feminina dos 400 metros com barreiras ao superar a jamaicana Melaine Walker no final. A russa Natalya Antyukh faturou a medalha de bronze. Demus e Walker, campeã mundial em 2009, estavam empatadas até o último obstáculo, mas a norte-americana se saiu melhor no salto final e venceu com 52s47. A vantagem para a jamaicana foi de apenas 26 centésimos. Antyukh registrou o tempo de 53s85.
Jennifer Barringer Simpson surpreendeu ao vencer a final da prova feminina dos 1.500 metros com o tempo de 4min05s40 ao superar as concorrentes na reta final. A britânica Hannah England ficou em segundo lugar, com 4min05s68, e a espanhola Natalia Rodríguez faturou a medalha de bronze com 4min05s87.
O Quênia dominou a prova dos 3 mil metros com obstáculos, vencida por Ezekiel Kemboi, com o tempo de 8min14s85. O campeão se distanciou dos principais concorrentes nos 200 metros finais para vencer. Seu compatriota Brimin Kipruto faturou a medalha de prata, com 8min16s05, ao ultrapassar nos metros finais o francês Mahiedine Mekhissi-Benabbad, que ficou em terceiro lugar, com 8min16s09.
O britânico David Greene ganhou a versão masculina da prova dos 400 metros com obstáculos com o tempo de 48s26. O porto-riquenho Javier Culson faturou a medalha de prata, com 48s44, e o sul-africano L.J. van Zyl obteve o bronze com 48s80.
QUADRO DE MEDALHAS – Os três títulos conquistados nesta quinta-feira ampliaram a vantagem norte-americana no quadro de medalhas no Mundial de Atletismo. Os Estados Unidos estão na primeira colocação, com sete ouros, quatro pratas e um bronze, seguidos por Rússia, com quatro ouros, três pratas e cinco bronzes, e Quênia, com quatro ouros, três pratas e três bronzes.
O inédito título conquistado por Fabiana Murer no salto com vara, na terça-feira, deixa o Brasil em nono lugar no quadro de medalhas, ao lado de Botsuana, Granada, Japão, Nova Zelândia, Polônia e Ucrânia, todos com um ouro.