A comissão de inspeção da Federação Paranaense de Futebol (FPF) encerrou ontem seu roteiro de vistorias com avaliação positiva sobre os 12 estádios que receberão os jogos do estadual de 2011.
Após cinco dias de trabalho e nove cidades visitadas, a percepção é que as praças estão em melhor situação que um ano atrás e os clubes, mais conscientes da necessidade de oferecer segurança e conforto ao torcedor.
Os quatro estádios de Curitiba fecharam a série de inspeções sem apresentar defeitos graves. A forte chuva que caiu na tarde de ontem sobre a capital causou transtorno e tornou evidentes problemas que precisam ser sanados pelos clubes, mas não impedem a abertura ao público já na primeira rodada do Paranaense 2011, marcada para o dia 16 de janeiro.
Segundo o presidente da comissão de vistorias, Reginaldo Cordeiro, é clara a evolução em relação ao início de 2010. “Melhorou bastante, principalmente no interior. Antes, dirigentes pediam que não fizéssemos muitas exigências, pois a maioria dos estádios pertence aos municípios, que poderiam não atendê-las. Hoje, muitos pedem que a gente coloque mais, já que a prefeitura sabe que se não melhorar o estádio a cidade pode ficar sem receber os jogos”, afirma.
Alagados
No Couto Pereira e na Vila Capanema, a comissão encontrou túneis que dão acesso aos vestiários alagados. No Alto da Glória a explicação foi que as bombas que retiram a água estavam desligadas. No estádio paranista, o problema ocorreu mesmo com as bombas funcionando, pois o Rio Belém, que passa ao lado, estava com o nível acima do normal.
Apesar dos alagamentos, nenhuma restrição foi feita aos estádios. A principal exigência, nos dois casos, foi a instalação de acessórios como suporte de papel higiênico, toalhas de papel e lixeira em banheiros e vestiários. Na Vila foi recomendada a construção de mais cabines de imprensa.
Aprovados
Na Arena da Baixada, a única observação foi quanto à entrada do público pela Rua Getúlio Vargas, que é estreita. Mas como o estádio passará em breve por reformas para a Copa do Mundo de 2014, só foi pedido ao Atlético que coloque mais seguranças para fazer a revista dos torcedores, com objetivo de tornar o acesso mais rápido. O Janguitão também foi considerado apto para receber os jogos do estadual.