As inscrições para a reunião do dia 10 foram antecipadas para quinta-feira, facilitando desta forma a organização do programa, com maior tempo para passar os dados necessários para a Revista Turf Cidade Jardim. Acreditamos que a Comissão de Turfe receberá número suficiente de inscrições para formar bons páreos e para que seja possível a promoção das Provas Especiais Paulo Pimentel e Rubens Amazonas Lima, ambas em 2.200 metros. A primeira para animais de 3 e mais anos e a segunda para produtos de 3 anos.
Pista
Segundo nota da diretoria do Jockey Club, serão realizadas benfeitorias na pista do Tarumã. Temos a impressão que não haverá necessidade de interromper os trabalhos, pois todos os serviços poderão ser executados após as 9 horas.
O diretor do Hipódromo, Ovídio Garcez Neto, declarou-nos que não haverá qualquer alteração no “piso” da pista o que, realmente, seria um absurdo. As cercas estão em boas condições e a raia foi “patrolada” há pouco tempo.
Assim, importante seria novas placas que indicam as distâncias, especialmente com a mudança de cor, pois aquelas localizadas na curva 800, 700 e 600 metros, com fundo verde, confundem com a folhagem e a visibilidade é prejudicada.
O piso da raia do Tarumã, com excelente drenagem, é de terra, sem outro material, além da areia, e desta maneira, torna-se macia, facilitando o preparo dos animais, o que não ocorre em pistas mais “duras”. Acreditamos, inclusive, que este é o principal fator de o Tarumã contar com elevado número de animais de proprietários de outros centros.
Pelas suas características, no entanto, a pista do Tarumã exige muito cuidado, especialmente quando chove e, pela disposição da diretoria, no sentido de melhorá-la, naturalmente os encarregados de sua conservação receberão todo material necessário, para “tapar buracos” e areia para ser colocada em alguns pontos da raia.
Somos de opinião, ainda, que a parte externa, tanto na reta de chegada, como na reta oposta, deveria ser gradeada, com mais profundidade, a fim de evitar a perigosa “diagonal”. O problema na reta de chegada foi resolvido através de resolução da Comissão de Turfe.
A revisão elétrica, anunciada pela diretoria, eliminação das pedras e reparos das torres de transmissão, são outras boas medidas anunciadas.
Irineus
Depois de alguns dias de descanso, o cavalo Irineus retornou aos trabalhos normais. O objetivo do treinador Fabricio Borges é preparar o defensor das cores do Stud N.P. para a Prova Especial Bento Munhoz da Rocha Neto, no dia 14 de novembro, que servirá como teste dos animais do Tarumã para o Grande Prêmio Paraná 2002.