Medalhista de prata na Olimpíada de Londres, no ano passado, o pugilista brasileiro Esquiva Falcão assinou contrato com a empresa Top Rank, do lendário empresário norte-americano Bob Arum. Assim, ele vai fazer a estreia no boxe profissional no dia 22 de fevereiro, em noitada programada para acontecer em Macau, na China.
O contrato de cinco anos, com mais dois renováveis, foi assinado no dia 10 de novembro, no escritório da Top Rank, em Las Vegas, nos Estados Unidos – Bob Arum estará no Brasil no início de dezembro para o anúncio oficial. Esquiva segue, portanto, os passos do irmão Yamaguchi Falcão, que também optou pela profissionalização.
Esquiva optou, no entanto, pela empresa rival da escolhida por Yamaguchi, que vai lutar pela Golden Boy Promotions, do ex-pugilista norte-americano Oscar De La Hoya. Os dois irmãos estão na mesma categoria dos médios no boxe profissional, mas já descartaram a possibilidade de um dia se enfrentarem nos ringues.
Aos 23 anos, Esquiva tem a medalha de prata na Olimpíada e a de bronze no Mundial de Boxe de 2011 – na edição deste ano do campeonato, disputada em outubro, no Casaquistão, foi eliminado nas oitavas de final. Yamaguchi, por sua vez, está com 25 anos e também tem um pódio olímpico: bronze nos Jogos de Londres.
Na Top Rank, Esquiva vai se juntar a outros medalhistas olímpicos como o chinês Zou Shiming, o ucraniano Vasyl Lomachenko, o russo Egor Mekhhontcev e o japonês Ryoto Murata – este último foi quem derrotou o brasileiro na final olímpica no ano passado. Todos eles devem estar na mesma noitada de fevereiro em Macau.
A previsão é de que Esquiva faça no mínimo seis lutas no ano que vem, em sua estreia no boxe profissional. A contratação do técnico do brasileiro ainda está em negociação, mas é certo que seu pai, o ex-pugilista Touro Moreno, vai ser parte integrante da equipe do filho nos treinos e nos combates.