A vitória sobre o Paranavaí trouxe algo mais ao Paraná Clube do que a vaga praticamente consolidada nas quartas-de-final. O resultado, construído com o time atuando no 4-4-2, solidifica uma alternativa tática de peso para a seqüência do estadual.
Enquanto atuava com três zagueiros, o tricolor não conseguiu se impor e, apesar do equilíbrio, saiu perdendo no primeiro tempo. No intervalo, o técnico Barbieri sacou João Paulo e introduziu Sandro, deixando a equipe com dois beques e três meias ofensivos. O time rapidamente evoluiu e construiu a virada – o segundo gol, aliás, surgiu através de mais um atacante, Vandinho, que substituíra o meia Marcelinho.
Barbieri já se disse um adepto do tradicional sistema com quatro zagueiros, quatro meias e dois atacantes. Ele reluta, porém, em utilizar o esquema, justificando que o time já estava habituado em jogar no 3-5-2 desde a época de Lori Sandri. Outra explicação é a característica dos alas Goiano, Rodrigo Alvim e Edinho – muito ofensivos, segundo ele. "Esse esquema mina a criatividade do jogador", justificou.
Como Barbieri deve manter o 4-4-2 como uma alternativa para o decorrer das partidas, é certa a volta do zagueiro Gustavo diante da Adap, quinta-feira, no Pinheirão. O jogador, que estava suspenso, irá ocupar a vaga de João Paulo. Outro provável retorno é o de Edinho, recuperado da lesão muscular na coxa que o tirou das duas últimas partidas. O mesmo se aplica ao atacante Jeff, livre de uma contusão no tornozelo, mas ele tende e figurar como opção no banco.
O resultado em Paranavaí deixa o tricolor a dois pontos da vaga nas quartas-de-final. Mas o time tem boas chances de já entrar em campo classificado contra a Adap – basta que o Roma não vença o Coritiba amanhã, no Couto Pereira. A briga, então, será por uma melhor colocação no grupo – o que significa principalmente fugir do quarto lugar e por conseqüência de um duelo prematuro com o Atlético, favorito à primeira colocação do grupo A. Se vencer a Adap e o Toledo, domingo, também no Pinheirão, o Paraná termina a fase, na pior das hipóteses, em terceiro lugar.
FAROFA
– O atacante Vandinho era o mais festejado na reapresentação da equipe, ontem à tarde, na Vila Capanema. O jogador, que começou o estadual como titular, perdeu a posição depois da terceira rodada e recuperou o moral ao marcar o gol da vitória diante do Paranavaí, três minutos depois de entrar em campo. "Atacante é assim: se não faz gol é ruim, se faz é o cara", disse, aliviado.
– O volante Rafael Muçamba, que fez o primeiro gol tricolor em Paranavaí, tornou-se vice-artilheiro da equipe no estadual, com dois gols, ao lado de Jeff e Beto. Leonardo, que marcou cinco, é o principal goleador.