Depois das conquistas das primeiras medalhas nas modalidades de natação e atletismo, hoje será a vez do início das modalidades coletivas dos 16.º Jogos da Juventude do Paraná, que acontecem na cidade de Cascavel até o próximo dia 31. A competição é organizada pelo governo do Estado, através da Paraná Esporte, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, reunindo mais de 5000 atletas de 81 municípios paranaenses na faixa etária de até 17 anos.
As modalidades coletivas – basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol – terão o início da fase de classificação das divisões A e B. Até a próxima terça-feira as equipes estarão disputando uma vaga nas semifinais.
No basquetebol, o principal destaque é o confronto entre Curitiba e Maringá, no feminino. O jogo está programado para às 20h50, no ginásio da AABB. As duas equipes são consideradas favoritas a conquista do título. Os times da casa farão a estréia no período da noite, jogando no ginásio Eduardo Luvison. A equipe masculina, que disputa a divisão B, irá enfrentar Umuarama, enquanto que as meninas enfrentam Cambé.
Dois jogos marcam a rodada do futebol. A equipe de Cascavel vai enfrentar Londrina, às 15h30, no estádio do Sol Nascente. A equipe do norte do Paraná está representada pelo Londrina Junior Team, grande favorito ao título. No outro jogo, um confronto regional entre Campo Mourão e Paranavaí, às 15h30, no Ninho da Cobra.
A meninas é que chamam a atenção para as disputas do futsal. Tentando incentivar a modalidade no Estado, elas participam pela primeira vez como modalidade de competição e tiveram uma das maiores participações nas fases regionais disputadas em julho. A grande favorita ao título é a equipe de Foz do Iguaçu, que mantém uma invencibilidade de 30 partidas. A equipe folga na primeira rodada que terá Quedas do Iguaçu x Prudentópolis, Curitiba x Mandaguari, Castro x Cianorte e Maringá x Toledo.
Atual campeã dos Jogos da Juventude do Brasil, o handebol feminino reunirá boa parte da nata da modalidade no país. Os destaques são as equipes de Francisco Alves, Cambé, Campo Mourão e Cascavel, todas favoritas. Com três jogadoras defendendo a seleção brasileira no campeonato Pan-Americano Junior, Cascavel só fará sua estréia na segunda-feira. No handebol masculino, as equipes de Curitiba e Maringá despontam como prováveis finalistas.
O voleibol promete uma disputa equilibrada entre as equipes do oeste do estado e Londrina, no feminino. Já no masculino, Ponta Grossa se apresenta como principal força, mas deve travar um duelo contra os curitibanos. Devido a boa participação, a modalidade terá três locais de disputa – Colégio Ideal, Clube dos Sub-Tenentes e Sargentos e Ginásio Sérgio M. Festugatto.
Também hoje iniciam-se as disputas do tênis de mesa e do vôlei de areia. Já o atletismo e a natação terão as 2.ª e 3.ª rodadas.