De olho

Espiões têm trabalho antecipado por Felipão e Van Gaal

Brasil e Holanda poderiam fazer a final da Copa do Mundo, e não se encontrar para a disputa insossa do terceiro lugar em Brasília como se desenhou após as semifinais. Tanto poderiam que os treinadores dos dois lados já se mostravam preocupados ou atentos ao que o adversário estava fazendo.

Luiz Felipe Scolari contou com o trabalho dos “espiões” Alexandre Gallo e Roque Júnior para obter informações sobre os rivais. Contra a Alemanha, eles falaram que era preciso “povoar” o meio de campo, o que não aconteceu na prática, provocando o resultado do Mineirão. Louis van Gaal também mandou um de seus “espiões” para ver o Brasil jogar, conforme fotos comprovam.

Um auxiliar de Van Gaal esteve na partida da seleção contra a Colômbia nas quartas, naquela tarde em Fortaleza em que Neymar foi tirado da Copa. Misturava-se aos torcedores comuns trajando o uniforme de treino da Holanda. De caderninho nas mãos, o “espião” anotava toda a movimentação do Brasil em campo, sobretudo da parte ofensiva.

Um pontinho centralizado em suas anotações era Neymar, caracterizado pelas rápidas arrancadas em direção ao gol. O holandês tinha a missão de levar para Van Gaal toda a movimentação de ataque do time de Felipão. Em outra situação de jogo no Castelão, a seleção usava Oscar e Hulk correndo em diagonal, das beiradas do campo para o meio, juntando-se a Fred e Neymar.

Felipão e Van Gaal não são amigos. O treinador brasileiro criticou o holandês depois de saber que ele estava insinuando certo favorecimento da arbitragem aos donos da casa. O Brasil já convivia com a dúvida e desconfiança do pênalti marcado sobre Fred na abertura da Copa, em São Paulo, na partida diante da Croácia.

Felipão também era colocado conta a parede pelos jogadores e jornalistas chilenos para o jogo das oitavas. Diziam que o Brasil seria favorecido pelo juiz. Agora, os desafetos se encontram no Mané Garrincha.

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna