O espanhol Joaquim Rodríguez venceu nesta segunda-feira a terceira etapa da Volta da França, que acabou ficando marcada por um impressionante acidente, que envolveu vários competidores. O britânico Chris Froome terminou a disputa em segundo lugar e assumiu a liderança da classificação geral da principal prova do ciclismo mundial.

continua após a publicidade

A etapa desta segunda-feira da Volta da França teve um percurso de 159,5 quilômetros entre as cidades belgas de Amberes e Huy e foi ofuscada por uma queda em massa. O acidente envolveu tantos competidores que os organizadores da prova chegaram a paralisar a disputa quando faltavam 60 quilômetros para o fim.

A terceira etapa da Volta da França teve quatro subidas de curta distância, mas a queda em massa ocorreu antes mesmo dela, sendo iniciada pelo francês William Bonnet, que foi o primeiro a cair. Os principais candidatos ao título da Volta da França, porém, conseguiram escapar.

O acidente acabou provocando o abandono de três ciclistas – o holandês Tom Dumoulin, que estava em terceiro lugar na classificação geral, Bonnet e o australiano Simon Gerran deixaram a disputa. Logo depois, ocorreu um novo acidente, de proporções menores, com o suíço Fabian Cancellara se envolvendo. Ele, porém, conseguiu permanecer na Volta da França.

continua após a publicidade

A disputa prosseguiu e, quando faltavam aproximadamente 400 metros para o fim da disputa, Joaquim Rodríguez disparou para vencer a terceira etapa da Volta da França em 3h26min54, seguido por Froome. O francês Alexis Vuillermoz foi o terceiro colocado, a 4 segundos do vencedor. Já o espanhol Alberto Contador ficou apenas em 12º lugar, a 18 segundos de Rodríguez.

Com esses resultados, Froome lidera a disputa da Volta da França com um tempo total de 7h11min37 e uma vantagem de 1 segundo para o alemão Tony Martin, e 13 segundos para o terceiro colocado, o norte-americano Tejay van Garderen. Já Contador está em oitavo lugar, a 36 segundos de Froome.

continua após a publicidade

A camiseta verde, destinada ao ciclista com mais pontos, está com o alemão André Greipel, com 75. Após vencer a disputa desta segunda, Joaquim Rodríguez se tornou o detentor da camisa branca com bolinhas vermelhas, usada pelo melhor montanhista. Já a camiseta branca, dada ao melhor jovem, está com o eslovaco Peter Sagan.

A Volta da França prossegue nesta terça-feira com a realização da quarta etapa. O percurso de 223,5 quilômetros entre a cidade belga de Seraing e Cambrai marca a entrada da disputa em território francês.