Depois de um empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, ontem, no estádio Ernst Happel, em Viena (Áustria), Espanha e Itália decidiram a vaga nas semifinais da Eurocopa nos pênaltis. Aí, os espanhóis levaram a melhor e venceram a disputa por 4 a 2 e agora vão enfrentar a Rússia, na próxima 5.ª-feira.

continua após a publicidade

A Espanha jogou melhor boa parte do tempo e perdeu boas chances de tirar o zero do placar, principalmente nos chutes de longe do hispano brasileiro Marcos Senna, que acertou a trave depois da falha do goleiro italiano Gianluca Buffon.

A Itália, por sua vez, seguiu o futebol pragmático que a levou ao titulo na Copa do Mundo de 2006, sempre apostando em seu sistema defensivo e em um contra-ataque salvador. Só não conseguiu marcar também porque Luca Toni não atravessa uma boa fase e segue sem marcar na Eurocopa – até deixou o bigode crescer e prometeu tirá-lo apenas após marcar um gol pela seleção.

Após muito equilíbrio e emoção nos 120 minutos, os pênaltis deixaram qualquer espanhol ou italiano com o coração na mão. O goleiro Casillas, ídolo do Real Madrid, foi o herói ao defender as cobranças de De Rossi e Di Natale. Buffon ainda tentou salvar a pátria italiana ao pegar o chute de Güiza.

continua após a publicidade