Diego Costa passou em branco na sua estreia com a camisa da Espanha, mas os atuais campeões mundiais não decepcionaram a torcida em Madri. Jogando no Estádio Vicente Calderón, o time da casa derrotou a Itália por 1 a 0, graças ao gol de Pedro aos 17 minutos do segundo tempo.
Foi o quarto duelo entre as duas seleções nos últimos dois anos, com boa vantagem dos espanhóis. Ele venceram a final da Eurocopa de 2012 (4 a 0) e eliminaram os italianos na semifinal da Copa das Confederações, nos pênaltis, no ano passado. Neste período, a Itália tem como melhor resultado o empate por 1 a 1 na fase de grupos da Eurocopa.
O amistoso foi precedido de uma homenagem a Luis Aragonés, morto no início de fevereiro. Aragonés foi o responsável por montar a equipe espanhola que encerrou seu jejum de títulos na Eurocopa de 2008 e manteve o caminho de conquistar na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Após a cerimônia, a Itália foi a campo sem Balotelli e De Rossi, lesionados. Pirlo ficou no banco de reservas – entrou depois do intervalo. Entre os titulares, estavam os argentinos Paletta e Osvaldo e o brasileiro Thiago Motta, todos naturalizados italianos.
Do lado espanhol, Piqué e Puyol ficaram de fora. A novidade foi mesmo Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol, que fez sua estreia diante de um público modesto no estádio do seu time, o Atlético de Madrid.
O atacante teve atuação discreta, com pouca participação no famoso toque de bola espanhol. E só levou perigo mesmo aos 35 minutos do segundo tempo, quando recebeu na direita e bateu rasteiro, rente à trave direita de Buffon.
Os melhores lances espanhóis saíam dos pés de Fàbregas, no primeiro tempo, e David Silva, na etapa final. O único gol da partida surgiu com Pedro, aproveitando sobra dentro da área. Ele bateu rasteiro e a bola passou por baixo de Buffon, aos 18 do segundo tempo.
Pela Itália, Cerci, pela direita, e Osvaldo, pelo meio, eram os mais perigosos. O primeiro foi o responsável pela melhor chance dos italianos. Aos 3 minutos de jogo, ele acertou o travessão em cruzamento despretensioso, surpreendendo a defesa espanhola. No rebote, porém, os italianos não aproveitaram a chance.
O amistoso fez parte da preparação das duas seleções para a Copa do Mundo. Atual campeã, a Espanha terá pela frente no Grupo B a Holanda, rival derrotada na final de 2010, o Chile e a Austrália. A Itália terá um desafio ainda mais complicado. No Grupo D, o “da morte”, vai enfrentar Inglaterra, Uruguai, ambos campeões mundiais, e Costa Rica.