A Espanha, atual campeã europeia de futebol, levará à Copa das Confederações uma equipe muito parecida com aquela que conquistou o título continental. Nesta segunda-feira, o técnico Vicente del Bosque divulgou a convocação da equipe, e manteve 17 dos 23 jogadores campeões da Euro para o torneio, que será disputado entre 14 e 28 deste mês, na África do Sul.
Entre os titulares, a grande ausência é a do brasileiro naturalizado Marcos Senna, um dos pilares do meio-campo que conquistou a Europa. O jogador do Villarreal está contundido e não terá condições de se recuperar a tempo. Também machucados, Andrés Iniesta e Gerard Pique – ambos do Barcelona – foram convocados. Del Bosque aposta que os dois estarão prontos para a estreia pelo Grupo A, contra a Nova Zelândia, no dia 14.
O Barcelona, que sagrou-se campeão da Liga dos Campeões na quarta-feira, tem cinco representantes na seleção. Além de Iniesta e Pique, foram convocados Xavi Hernandez, Sergio Busquets e Carles Puyol.
A seleção espanhola está invicta há 31 jogos, desde novembro de 2006. Na Copa das Confederações, além da Nova Zelândia, a equipe terá pela frente África do Sul e Iraque na primeira fase. Nas fases finais, pode haver um encontro com Brasil ou Itália, principais favoritos da outra chave.
Confira a lista de convocados:
Goleiros
Iker Casillas (Real Madrid), Pepe Reina (Liverpool), Diego Lopez (Villarreal)
Defensores
Sergio Ramos (Real Madrid), Carlos Puyol e Gerard Pique (Barcelona), Raul Albiol e Carlos Marchena (Valencia), Joan Capdevila (Villarreal), Alvaro Arbeloa (Liverpool)
Meio-campistas
Xavi Hernandez, Andres Iniesta e Sergio Busquets (Barcelona), Cesc Fabregas (Arsenal), Santiago Cazorla (Villarreal), Albert Riera e Xavi Alonso (Liverpool), David Silva e Juan Mata (Valencia).
Atacantes
Fernando Llorente (Athletic Bilbao), Fernando Torres (Liverpool), David Villa (Valencia) e Daniel Guiza (Fenerbahçe).