Daejeon, Coréia (AE) – A Espanha acabou com o sonho da África do Sul de chegar às oitavas-de-final da Copa do Mundo ao vencer por 3 a 2 o jogo de ontem, em Daejeon. Os sul-africanos acabaram com o mesmo número de pontos do Paraguai (4), mas acabaram eliminados por terem marcado um gol a menos (5 a 6) do que os sul-americanos, que bateram a Eslovênia por 3 a 1. Como líder do grupo B com 9 pontos, a Espanha enfrenta domingo, às 8h30, em Suwon, a Irlanda, segunda colocada do grupo E.
Apesar das mudanças (oito no total) feitas pelo técnico José Antonio Camacho, a Furia manteve o 100% de aproveitamento na Copa. O time de Camacho não deu tempo para os sul-africanos se ajeitarem em campo. Logo aos 4 minutos, Arendze saiu mal e não conseguiu alcançar uma bola nos pés de Raul, que fez 1 a 0 com o gol vazio. O gol não desanimou os sul-africanos, que desciam para área espanhola em perigosos contra-ataques. Mas o gol de empate só veio aos 31 minutos: num cruzamento de Nomvethe da direita, McCarthy marcou.
A Espanha se descontrolou um pouco em campo, mas Mendieta pôs as coisas no lugar ao fazer 2 a 1 aos 46 minutos, em cobrança de falta, em que o goleiro sul-africano falhou.
O jogo manteve o ritmo elétrico e logo aos 7 minutos os sul-africanos empataram com Radebe, de cabeça, após cobrança de escanteio. Mas a alegria não durou muito. Três minutos depois, Raul, numa bola vinda da direita, fez de cabeça, estabelecendo 3 a 2.
Ficha técnica
Gols – Raúl, aos 4; McCarthy, aos 31, e Mendieta, aos 46 minutos do primeiro tempo. Radebe, aos 7, e Raúl, aos 10 minutos do segundo. África do Sul – Arendse; Nzama, Radebe (Molefe), Aaron Mokoena, Carnell; Zuma, Sibaya, Teboho Mokoena, Fortune (Lekgetho); Nomvethe (Koumantarakis e McCarthy. Técnico – Jomo Somo. Espanha – Casillas; Curro Torres, Nadal, Helguera, Romero; Joaquín , Xavi, Albelda, Mendieta; Raúl (Luís Henrique) e Morientes (Luque). Técnico – José Antonio Camacho. Árbitro – Saad Mane (Kuwait). Local – Estádio de Daejeon Cartões amarelos – Nzama, Carnell, Nomvethe, Aaron Mokoena.