A Espanha confirmou o favoritismo e se sagrou tetracampeã da Copa Davis neste sábado, jogando diante de sua torcida, no saibro de Barcelona. A dupla formada por Fernando Verdasco e Feliciano López derrotou os checos Radek Stepanek e Tomas Berdych por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7), 7/5 e 6/2, e garantiu a taça com antecipação.
Depois de vencer as duas partidas de simples na sexta-feira, os espanhóis chegaram ao terceiro ponto e fecharam a série melhor-de-cinco em 3 a 0. A vitória deste sábado dispensa os resultados dos dois jogos restantes, de simples, que ainda devem ser disputados no domingo.
Com a vitória deste sábado, os espanhóis chegaram ao bicampeonato, após levantar a taça em 2008, e ao seu quarto título na Davis. O primeiro troféu foi conquistado em 2000, diante da Austrália. Em 2004, superaram os Estados Unidos e, no ano passado, derrotaram os argentinos, em Mar del Plata, em um confronto equilibrado. A Espanha ainda soma três vice-campeonatos, todos diante dos australianos.
O tetracampeonato começou a ser delineado na sexta-feira, quando Rafael Nadal, número dois do mundo, venceu Berdych por 3 a 0. Na sequência, David Ferrer surpreendeu Stepanek e obteve uma virada impressionante, garantindo a segunda vitória espanhola, por 3 sets a 2, depois de sair perdendo por 2 a 0.
Diante da derrota inesperada de Stepanek, a equipe checa mudou a estratégia e trocou a parceria formada por Jan Hajek e Lukas Dlouhy, número seis do mundo no ranking das duplas. No lugar dos dois entraram Berdych e o próprio Stepanek, cansado após um duelo de quatro horas com Ferrer.
Os checos conseguiram fazer um confronto equilibrado com os anfitriões nos dois primeiros sets, mas acabaram sucumbindo ao fôlego dos rivais na terceira parcial. No set final, Berdych e Stepanek perderam o saque por duas vezes, após nove chances dos espanhóis, e cederam a derrota após 2h46min, para a alegria do príncipe espanhol Felipe de Bourbon, que acompanhou o jogo da tribuna.
Para cumprir tabela, as duas equipes voltarão à quadra neste domingo. Rafael Nadal enfrentará Radek Stepanek e, em seguida, David Ferrer vai duelar com Tomas Berdych.