O futebol espanhol segue soberano no continente europeu. Depois de colocar Barcelona e Real Madrid nas semifinais da Liga dos Campeões, nesta quinta-feira foi dia de a Espanha comemorar três representantes entre os quatro melhores da Liga Europa: Atlético de Madrid, Athletic Bilbao e Valencia, que terão a companhia do Sporting, de Portugal. Nas semifinais, marcadas para os dias 19 e 26 de abril, o Atlético de Madrid vai enfrentar o Valencia e o Athletic Bilbao vai pegar o Sporting.
Quem conseguiu a vaga com mais facilidade foi o Valencia, que recebeu o AZ, da Holanda, e venceu por 4 a 0, revertendo a derrota por 2 a 1 no jogo de ida, na semana passada. Rami, duas vezes, Jordi Alba e Pablo Hernandéz fizeram os gols da equipe valenciana nesta quinta-feira.
Em Bilbao o Athletic também fez valer o mando de campo. O time da casa saiu perdendo com um gol de Huntelaar, aos 29 minutos do primeiro tempo, mas chegou ao empate com Ibai Gómez. Na volta do intervalo, Raul fez 2 a 1 e reascendeu o sonho dos alemães, mas Susaeta logo em seguida voltou a deixar tudo igual.
No fim do jogo, o Athletic Bilbao não satisfeito com o resultado, manteve a posse de bola, seguiu no ataque, e mostrou por que é um dos times com futebol mais bonito da temporada na Europa. Não à toa, o time basco também vai decidir a Copa do Rei com o Barcelona.
Já para o Atlético de Madrid a classificação foi suada. Ostentando uma vantagem de 2 a 1 conquistada na Espanha, a equipe do técnico Diego Simeone abriu o placar sobre o Hannover fora de casa com um golaço de Adrian Lopez, que aproveitou erro da marcação, driblou todo mundo que apareceu na sua frente e empurrou para as redes.
A nove minutos do fim, Diouf deixou tudo igual e, com isso, lançou o Hannover ao ataque em busca de um gol que forçaria a prorrogação. Mas, já aos 41, Diego recebeu na área e tocou para Falcao Garcia. O colombiano matou no peito e fuzilou Zieler, fazendo 2 a 1.
No único jogo que não envolveu espanhóis, Sporting e Metalist empataram por 1 a 1 na Ucrânia, com gols de Cristaldo e Van Wolfswinkel. Como os portugueses haviam vencido por 2 a 1 em casa, ficaram com a classificação.