Para a alegria da torcida local, três tenistas espanhóis conseguiram avançar para as semifinais do Masters 1.000 de Madri, nesta sexta-feira, na Espanha. Assim, Rafael Nadal, David Ferrer e Roberto Bautista Agut já garantiram pelo menos um representante do país na final de domingo – o único intruso nesse grupo de semifinalistas é o japonês Kei Nishikori.
Em busca do bicampeonato em Madri, Nadal foi o primeiro a conseguir sua vaga nesta sexta-feira, ao ganhar do checo Tomas Berdych com facilidade, por 6/4 e 6/2. Agora, o número 1 do mundo fará neste sábado uma semifinal espanhola contra Roberto Bautista Agut, a grande surpresa do torneio.
Roberto Bautista Agut ocupa apenas a 45ª colocação no ranking, mas eliminou alguns favoritos pelo caminho, como os espanhóis Tommy Robredo e Fernando Verdasco. Nesta sexta-feira, ele ganhou do colombiano Santiago Giraldo por 6/3 e 6/4. Agora, enfrentará Nadal pela primeira vez na carreira.
O terceiro representante da Espanha nas semifinais é David Ferrer, que ganhou nesta sexta-feira do letão Ernests Gulbis por 7/6 (7/3) e 6/3. Número 5 do mundo, ele terá pela frente Nishikori, japonês que ocupa a 12ª colocação no ranking e tenta estragar a festa espanhola no Masters de Madri.
Para chegar à semifinal, Nishikori passou nesta sexta-feira por outro tenista espanhol, Feliciano Lopez, ao ganhar com um duplo 6/4. Diante de Ferrer, contra quem jogará neste sábado, o japonês tem um histórico de equilíbrio, com três vitórias para cada lado no confronto entre os dois.