Espanha classifica 4 na Liga Europa; Lazio é único italiano a passar

Com três times candidatos ao título da Liga dos Campeões, a Espanha também manda na Liga Europa. A segunda competição interclubes do Velho Continente definiu nesta quinta-feira os seus classificados às oitavas de final com quatro clubes espanhóis: Sevilla, Villarreal, Valencia e Athletic Bilbao, exatamente aqueles que brigam para ser a quarta força do país.

A Inglaterra teve 100% de aproveitamento e classificou três times às oitavas: Tottenham; Manchester United e Liverpool. Além deles, Manchester City, Arsenal e Chelsea brigam pelo título da Liga dos Campeões.

As vagas destinadas a cada país nas competições europeias são definidas a partir de um ranking formulado pela Uefa que leva em conta os resultados das últimas cinco temporadas. A Inglaterra tenta alcançar a Alemanha, ao mesmo tempo que tenta manter-se à frente da Itália para manter um posto a mais na Liga dos Campeões. Por enquanto, tem sucesso.

Dos quatro alemães que seguiam vivos na Liga Europa, só Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen passaram. Augsburg e Schalke 04 ficaram pelo caminho. Já a Itália teve aproveitamento ainda pior. A Lazio se classificou, mas Napoli e Fiorentina foram eliminados.

Olympique de Marselha e Saint-Étienne, os dois clubes franceses que seguiam vivos, foram eliminados. Portugal viu a eliminação de dois gigantes: Porto e Sporting, enquanto o Braga se classificou. Já a Rússia está fora da disputa pelo título da Liga Europa, já que Lokomotiv Moscou e Krasnodar foram eliminados. Franceses, portugueses e russos estão praticamente empatados no quinto lugar do ranking e dependem dos resultados de PSG, Zenit e Benfica na Liga dos Campeões.

O Anderlecht eliminou o Olympiacos com uma vitória por 2 a 1 na prorrogação, depois de derrota por 1 a 0 no tempo normal, e garantiu a Bélgica nas oitavas. A Suíça (com o Basel), a Bélgica Anderlecht) a República Checa (Sparta Praga), a Turquia (Fenerbahce) e a Ucrânia (Shakhtar Donetsk) também seguem vivas na Liga Europa. Além da Rússia, também Holanda (10.ª), dentre as 13 primeiras do ranking da Uefa, não tem mais representantes no torneio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo