Eslovenos são recebidos com festa após vitória histórica

Os jogadores da Eslovênia foram recebidos como heróis na capital do país, Liubliana, nesta quinta-feira. Na quarta, a seleção do país conquistou vaga na Copa do Mundo de 2010 eliminando a favorita Rússia, após vitória por 1 a 0 na cidade de Maribor.

Cerca de dez mil pessoas foram à praça principal de Liubliana para saudar os atletas. O país, que tem apenas 18 anos de independência, tem torcedores muito apaixonados pelo futebol, o que pôde ser percebido durante e após o confronto com os russos.

“É um sonho que se realiza, um conto de fadas com final de filme hollywoodiano. Meus garotos tornaram-se imortais”, afirmou o treinador Matjaz Kek, que conhece muitos dos atletas desde que os comandou nas categorias de base da seleção.

O presidente do país, Danilo Turk, estava em Maribor para assistir à partida. Após o jogo ele juntou-se ao coro dos jogadores, que cantavam a música “We Are The Champions” da banda inglesa Queen. O primeiro-ministro Borut Pahor, que havia prometido limpar a chuteira dos jogadores em caso de classificação, disse que já cumpriu a promessa.

A Copa de 2010 será a segunda da Eslovênia desde a independência. A seleção classificou-se anteriormente para o Mundial de 2002, mas perdeu suas três partidas – por 3 a 1 para Espanha e Paraguai e por 1 a 0 para a África do Sul. Nenhum dos 11 titulares da vitória sobre a Rússia estava naquele Mundial.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna