A Eslovênia fez o dever de casa nesta quarta-feira para se garantir em sua segunda Copa do Mundo na breve história do país, criado em 1991, com a dissolução da Iugoslávia. Na cidade de Maribor, os eslovenos receberem a Rússia precisando da vitória, após perderem o primeiro confronto pela repescagem das Eliminatórias Europeias por 2 a 1. Os anfitriões então venceram por 1 a 0 e se classificaram pelo gol marcado fora de casa.
Antes da futura participação no Mundial da África do Sul, a Eslovênia disputou apenas a Copa de 2002, ficando de fora em 1998 e 2006, já que em 1994 a seleção disputou as Eliminatórias como Iugoslávia. Na competição disputada no Japão e na Coreia do Sul, os eslovenos fizeram uma campanha ruim, caindo ainda na primeira fase, após três derrotas em três jogos.
Já para a Rússia, que chegou a Maribor confiante pela vitória no jogo de ida, em Moscou, a ausência na Copa será a segunda consecutiva. A última participação foi em 2002, e, assim como a Eslovênia, os russos foram eliminados ainda na primeira fase, ganhando apenas um jogo.
O gol da classificação foi marcado pelo atacante Zlatko Dedic, que atua pelo Bochum, da Alemanha. Aos 44 minutos de jogo, ele aproveitou o cruzamento da direita e apareceu entre os zagueiros para escorar e mandar no canto esquerdo do goleiro. No segundo tempo, a Eslovênia ainda foi beneficiada pelas expulsões de Kerzhakov e Zhirkov, que deixaram a Rússia com nove jogadores.