A Itália confirmou o amplo favoritismo na decisão contra a Rússia e garantiu o título da Fed Cup neste domingo, em casa, ao fim do primeiro jogo do dia. Com o triunfo arrasador de Sara Errani sobre Alisa Kleybanova, por duplo 6/1, as italianas fecharam a série melhor-de-cinco jogos por 3 a 0. Logo em seguida, as anfitriãs venceram também nas duplas e fecharam o placar em 4 a 0.
Jogando em casa, no saibro de Cagliari, a Itália conquistou seu quarto título na Fed Cup, o terceiro em cinco anos. Potência do tênis mundial, a Rússia disputava sua sexta final em 10 anos, mas não contava com suas principais tenistas. Lesões tiraram Maria Sharapova e Maria Kirilenko, entre outras, da competição. No final das contas, a equipe russa não pôde contar com suas seis melhores esportistas, que estão dentro do Top 30.
Enquanto as russas apresentaram suas tenistas de ranking menos favorável, a Itália contava com uma das melhores duplas do mundo, formada por Roberta Vinci e a própria Errani. Com três títulos de Grand Slam nas duplas, Errani também se destaca em simples. É a atual número sete do mundo.
No sábado, a Top 10 derrotou Irina Khromacheva, 236ª da lista da WTA, por 6/1 e 6/4. Antes, Vinci sofrera para superar Alexandra Panova, atual 136ª do ranking, por 5/7, 7/5 e 8/6. Com estas duas vitórias, a equipe da casa só precisava de mais um triunfo para assegurar o título. Coube a Errani o resultado decisivo, neste domingo.
Logo em seguida, as italianas levaram a melhor também nas duplas. Karin Knapp e Flavia Pennetta derrotaram Khromacheva e Margarita Gasparyan por 4/6, 6/2 e 10/4. O duelo entre Vinci e Khromacheva, também agendado para este domingo, foi cancelado.