Tóquio/Barcelona – Com a aquisição da Minardi pela Red Bull e a nova denominação assumida, Toro Rosso, as vagas das duas últimas colocações no grid tendiam a ficar com os carros da Midland, novo nome da Jordan. Ontem, no entanto, o ex-piloto japonês Aguri Suzuki confirmou ter recebido autorização da FIA para disputar com sua nova equipe a temporada que começa dia 12 de março, no Bahrein. Pela falta de meios, ao menos no início do projeto, a Super Aguri, com Takuma Sato e um piloto a ser escolhido, deverá ocupar o papel que era da Minardi na Fórmula 1.
A Honda fornecerá os motores para a Super Aguri, o mesmo V-8 dos carros de Rubens Barrichello e Jenson Button. Mas o restante ficou por conta de Aguri Suzuki. Sem opções, adquiriu os chassis da Arrows utilizados ainda em 2002, bem como suas instalações em Liefield, na Inglaterra. Por ter inscrito seu time fora do prazo regular, até 15 de novembro, Suzuki precisou que os representantes das demais dez equipes confirmadas no campeonato concordassem com sua participação no mundial.
O diretor técnico da Honda, Geoffrey Willis, destacou alguns detalhes do novo carro, cuja fabricação tentará resolver os problemas aerodinâmicos de 2005. ?Estamos satisfeitos com os avanços realizados no túnel de vento ao longo do inverno e nossos dados demonstram que demos um grande passo adiante?, declarou Willis.
A Honda apresentou dois carros idênticos, com predominância do branco, para que Rubinho e Button possam iniciar os testes.
Treinos
Já no Circuito da Catalunha, em Barcelona, ontem, os testes revelaram um pouco mais do potencial de cada escuderia este ano. Felipe Massa, com a Ferrari de 2004 e o motor V-8 de 2006, registrou o melhor tempo do dia, 1min15s970 (73 voltas). A boa notícia é que Rubens Barrichello, com o novo carro da Honda, RA106, marcou 1min16s361 (66), segundo mais rápido. Com o novo Renault R26, Giancarlo Fisichella fez 1min16s365 (68), terceiro, e Nick Heidfeld, novo BMW Sauber F1.06, 1min16s549 (89), quarto.
Shumi lá atrás
Michael Schumacher, com a nova Ferrari 248 F1, obteve 1min16s907 (78), oitavo, e Kimi Raikkonen, nova McLaren, 1min17s741 (65), 12.º. A Ferrari confirmou, ontem, que o pentacampeão mundial da MotoGP, Valentino Rossi, participará dos treinos coletivos da Fórmula 1 na próxima semana no circuito de Valência. Será a primeira vez que Rossi irá confrontar seu desempenho publicamente com os pilotos da Fórmula 1, para onde sonha transferir-se no fim da temporada.