Equipes do interior se reforçam para o Paranaense 2011

No interior, boa parte das equipes já está em pré-temporada. Elas também aceleram a busca por reforços, a fim de conseguir encarar o Trio de Ferro e o Corinthians Paranaense – os quatro times da capital.

Por enquanto, quem mais contratou foi o Arapongas, que volta à Primeira Divisão depois de 19 anos. O clube do Norte do Estado já trouxe 20 reforços. O Operário, que está em véspera de eleições presidenciais, é outro que também promete correr atrás de contratações. Confira como estão os times do interior:

Cianorte

Há mais de um mês em pré-temporada, o Leão do Vale aposta no entrosamento e na preparação física como diferenciais no início do estadual.

O clube reformulou seu elenco para a nova temporada. Os destaques são o goleiro Colombo, o lateral Elvis, o volante Amaral e os atacantes Elton e Neilson.

Eles serão comandados pelo técnico Bagé, que ainda espera pelo reforço de mais um centroavante. No estadual, dia 16 de janeiro, o Cianorte vai receber o Iraty. A meta é manter a equipe longe da zona de rebaixamento.

Iraty

Além do estadual, o Azulão se prepara também para a disputa da Copa do Brasil. Três jogadores que estavam emprestados ao Paraná Clube retornaram e podem permanecer no clube se não surgirem novas propostas: o zagueiro Rogério, o volante Diogo e o meia Ceará.

A equipe do técnico Gilberto Pereira se prepara para enfrentar o Joinville, amanhã, e aguarda a confirmação de um amistoso com o Flamengo, no dia 9 ou 12 de janeiro. No estadual, a equipe, que foi a 3.ª colocada neste ano, vai estrear contra o Cianorte.

Cascavel

A Cobra, que estreia no estadual enfrentando o Paranavaí, fora de casa, está apostando na experiência para fazer uma boa campanha em 2011.

Os três principais reforços do clube já passaram da casa dos 30 anos. Além dos irmãos Jean Carlo e Sidiclei, que defenderam o Atlético nos anos 1990, o time trouxe de volta ao Brasil o zagueiro Marcelo Tletsck, que passou os últimos 12 anos na Europa, rodando por times da Alemanha, Chipre, Sérvia e Grécia. Eles serão dirigidos pelo técnico José Guedes.

Rio Branco

Sob o comando de Saulo de Freitas, o Tigre da Vila, o Leão da Estradinha quer fazer bonito no estadual, após dois anos lutando contra o rebaixamento.

O treinador, ex-artilheiro e treinador do Paraná Clube, é a nova aposta da diretoria rio-branquista. O clube já anunciou a chegada de dois reforços: o atacante Eduardo Salles (emprestado pelo Atlético) e o goleiro Alexandre. Anteriormente, havia contratado o experiente volante Reginaldo Nascimento e o zagueiro Fernando Lombardi.

Paranavaí

O Vermelhinho anunciou esta semana o retorno de um velho conhecido de sua torcida. O volante Márcio, vice-campeão estadual em 2003 e campeão em 2007, está de volta ao clube, após defender o Arapongas na Segunda Divisão estadual.

Além de Márcio, outros três jogadores retornam para reforçar o time do técnico Rogério Perrô: o atacante Edenílson, o meia Rafael Pulga e o zagueiro Jaime. Outras novidades são o goleiro Jair, o zagueiro Alisson, o volante Rafinha e o meia Ferraz.

Operário

O Fantasma vive um final de ano agitado. Para comandar o time no estadual, chegaram o técnico Amilton Oliveira e ex-treinador Jair Pereira, que atuará como consultor técnico.

O elenco alvinegro, ainda incompleto, está em pré-temporada no município de Reserva, próximo a Ponta Grossa. Apenas 20 atletas estão à disposição e o clube continua em ,busca de reforços.

Por enquanto, as novidades são os zagueiros Tinoco e André, vindos do futebol carioca, assim como o atacante Diogo Maurício e os jovens Felipe e Lucas, das categorias de base de Flamengo e Botafogo, respectivamente.

No sábado, o Operário terá bate-chapa nas eleições que irão definir o presidente para o biênio 2011-2012. O atual mandatário Carlos Iurk concorre contra o ex-diretor Amadeu Santos, ligado ao deputado estadual Jocelito Canto.

Arapongas

De volta à Primeira Divisão após 19 anos, o Arapongas reformulou totalmente o elenco vice-campeão da Segundona. Apenas quatro jogadores tiveram seus contratos renovados, além do técnico Lio Evaristo.

Entre vinte caras novas, destaque para o meia Wellington (ex-Atlético) e o atacante Val Ceará. A equipe fará dois amistosos ainda em dezembro, contra Marília (dia 18) e Noroeste de Bauru (dia 22), no interior de São Paulo. A estreia do time acontece contra o Atlético, na Arena da Baixada, e o treinador tem pedido amistosos com adversários forte.

Roma Apucarana

Campeão da Segundona, o Roma mantém a base do elenco para tentar permanecer na elite estadual. Mesmo assim, a diretoria não abriu mão dos reforços e já apresentou o meia Cipó, o zagueiro Robenval (ex-Atlético), o lateral-direito Cassiano e o volante Bruno Guerreiro.

Antes do estadual, o técnico Richard Malka vai comandar o time em amistosos contra Grêmio Prudente-SP e Cianorte. Na primeira rodada do estadual, o Roma vai receber o Rio Branco.

Ontem, a comissão de vistoria vetou o Bom Jesus da Lapa. O estádio deve ser arrumado até o início do estadual. Na cidade vizinha de Arapongas o estádios dos Pássaros também foi vetado preliminarmente.