A equipe feminina brasileira de canoagem velocidade que representou o Brasil pela primeira vez na história no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem, em Belgrado, na Sérvia, conquistou um quinto e um sétimo lugares na competição.
O melhor resultado, o quinto lugar, foi conquistado no K4 500m, com o tempo de 1’43”018, pelas canoístas Naiane Pereira, Ariela Pinto, Daniela Alvarez e Bruna Gama. O técnico da equipe feminina do Brasil, Alvaro Koslowski, gostou do tempo obtido pela equipe brasileira. “As medalhistas do K4 eram todas do time A de seus países e conseguimos nos aproximar delas.” A equipe da Polônia venceu a prova com o tempo de 1’37”088.
O sétimo lugar foi obtido pelas canoístas Ariela Pinto e Naiane Pereira, na prova K2 500m, registrando o tempo de 1’54”147. A prova foi vencida pelas atletas da Eslovênia, com o tempo de 1’46”862. Participaram do Mundial de Canoagem equipes de 23 países, sendo quinze femininas.
A equipe brasileira, integrada por atletas da equipe nacional permanente de canoagem feminina, são estudantes do curso de Educação Física da Universidade de Caxias do Sul.
Após a participação no Mundial Universitário, a seleção feminina, que treina em Caxias do Sul com patrocínio da UCS e, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, patrocinadas pelas empresas Randon, Marcopolo e Banrisul, se prepara para o Campeonato Sul-Americano, no final de outubro, em São Paulo (SP).