A equipe curitibana formada por Rodrigo Fajardo, Johnny Crispim, Ralfa Jonny e João Pedro Bueno embarca hoje rumo a Lisboa, para participar do Campeonato Europeu de Jiu Jitsu 2013, que acontece do dia 24 ao dia 27 de janeiro. Não houve seletiva e os quatro atletas estão na competição por causa dos prêmios que levam no currículo, como títulos brasileiros, sul-americanos, sul-brasileiros e paranaenses.
Rodrigo Fajardo, 26 anos, é o mais experiente da equipe, tendo conquistado no ano passado o título de campeão europeu, categoria meio pesado adulto faixa preta, nessa mesma competição. Já os outros três atletas participam pela primeira vez. Johnny Crispim (24) na categoria peso pena adulto faixa preta, Ralfa Jonny (30) na categoria master superpesado faixa azul e João Pedro (15) na categoria juvenil peso médio faixa azul.
Segundo Fajardo, o campeonado europeu de Jiu Jitsu está entre os três campeonatos mais importantes do mundo deste esporte e também é muito esperado porque é o primeiro campeonato do ano. “São cerca de 1.200 atletas do mundo inteiro. Para se sagrar campeão, o atleta precisa vencer cinco lutas e cada luta demora de 5 a 10 minutos, dependendo da categoria. É uma luta técnica e sem sangue, mas exige muito treino, além de nutrição adequada”, explica.
A equipe não tem patrocinador, mas conta com alguns apoios não oficiais de amigos e empresas que defendem a modalidade.