Equipe completa em Paris

A equipe Petrobras Lubrax já está completa para disputar o Rally Paris-Dakar 2004, que terá a largada no dia 1.º de janeiro na cidade de Clermont Ferrand, na França. No sábado à noite chegaram a Paris os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec, que vão competir na categoria caminhões com um Tatra ao lado de André Azevedo, e Petr Vodak, que dirigirá o caminhão de apoio exclusivo do time brasileiro. Eles saíram da República Checa com os dois caminhões Tatra.

O domingo foi reservado para o trabalho e ajustes dos últimos detalhes antes da competição. A equipe usou parte do dia para carregar o caminhão de apoio com pneus de reserva para a moto de Jean Azevedo e o Mitsubishi Pajero Full de Klever Kolberg e Lourival Roldan. Os pilotos também checaram os equipamentos de camping, como barracas, sacos de dormir e isolante térmico, que serão usados nas madrugadas frias do deserto do Saara.

Enquanto isso, o mecânico Geraldo Lima terminava a montagem da KTM 700 de Jean Azevedo. A moto ficou pronta no fim da tarde de ontem, quando o piloto experimentou a nova máquina pelas ruas de Paris.

A equipe desembarcou em 26 de dezembro em Paris, onde estão sendo concentradas as atividades da equipe nos dias que antecedem a competição. Hoje, Klever Kolberg e Lourival Roldan seguem para Clermont Ferrand, para onde já foi levado o Mitsubishi Pajero Full. “Lá vou ter o primeiro contato com o carro desde quando estive na Europa, em novembro, para o último teste”, afirmou Kolberg. Amanhã, o restante da equipe viaja para o local da largada.

A equipe Petrobras Lubrax é a única do mundo inscrita em três categorias: carros, motos e caminhões. A estrutura do time brasileiro é grande, com nove pessoas no total entre pilotos, navegadores, mecânicos e um assessor de imprensa. Sem contar a equipe de apoio da empresa Ralliart, com sede na Alemanha, que presta serviços de assistência para o carro de Kolberg.

Sobre a prova

A largada da 26.ª edição da prova será na próxima sexta-feira em Clermont Ferrand, que fica aproximadamente 400 quilômetros de distância de Paris. De lá vão largar 607 veículos entre carros, motos, caminhões, quadriciclos e assistência. O número é recorde.

A competição terminará dia 18 de janeiro em Dakar, capital do Senegal, depois de 11.092 quilômetros entre sete países da Europa e África: França, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali, Burkina Fasso e finalmente Senegal. Site oficial da equipe Petrobras Lubrax: www.parisdakar.com.br

Pilotos se exercitam

Paris –

Aproveitar os últimos dias antes da largada para relaxar também faz parte da preparação para o Rali Paris-Dakar 2004. Ainda mais quando faz sol na capital francesa, o que é raro nesta época do ano, em pleno inverno europeu. André Azevedo (caminhão), o irmão dele, Jean (moto), e a dupla Klever Kolberg e Lourival Roldan, que competirá na categoria carros com um Mitsubishi Pajero Full, fizeram um passeio a pé pelas ruas de Paris sábado à tarde. Os pilotos da equipe Petrobras Lubrax, única representante do Brasil no maior rali do mundo, estavam acompanhados pelos mecânicos Geraldo Lima e por Ronaldo Pinto, estreante no Dakar.

O ponto escolhido para o “city tour” foi a praça da Bastilha, onde um obelisco marca a Revolução Francesa. Lá eles posaram para as fotos oficiais e depois continuaram andando até às margens do Rio Sena, encerrando o passeio com um almoço.

Ronaldo, que está fazendo a primeira viagem ao exterior, ficou impressionado com a capital francesa. “É tudo muito chique”, resumiu o quase sempre calado mecânico brasileiro. “O que mais me chamou a atenção foram as construções, que parecem linha reta, um prédio só. A arquitetura é toda igual”, afirmou ele, garantindo que o frio não está incomodando. “Lá em São José dos Campos (SP), onde moro, também faz frio de vez em quando”, disse, exagerando na comparação.

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