Guadalajara – Os revezamentos 4×100 metros masculino e feminino deram ao Brasil mais duas medalhas de ouro, ontem, no Pan de Guadalajara. Com mais essas duas vitórias, a delegação brasileira de atletismo iguala o desempenho obtido nos Jogos do Rio, há quatro anos, quando também faturou nove medalhas de ouro – e ainda haverá a marcha atlética masculina hoje e a maratona masculina amanhã.
As vitórias dos revezamentos confirmam também o bom momento do Brasil nas provas de velocidade. Entre as mulheres, o ouro veio com o tempo de 42s85, novo recorde brasileiro, superando os 42s97 que permaneciam desde 2004. Para chegar à nova marca, a equipe contou com Ana Claudia Lemos, medalhista de ouro nos 200 metros, e Rosângela Santos, que venceu os 100 metros – Vanda Gomes e Franciela Krasucki completaram o time.
No revezamento masculino, o Brasil igualou o recorde da competição, que pertencia ao time brasileiro que venceu o Pan de Winnipeg, em 1999, com o tempo de 38s18. A marca poderia ter sido superada, se Bruno Lins não tivesse relaxado no final, tamanha a folga aberta sobre São Cristóvão e Névis, que faturou a prata. Alison Feitosa, Sandro Viana e Nilson André foram os outros componentes da equipe.
Em outro revezamento do dia, o 4×400 metros feminino, o Brasil conquistou a medalha de prata com o tempo de 3min29s59. A equipe formada por Joelma Souza, Geisa Coutinho, Bárbara Oliveira e Jailma Lima ficou atrás de Cuba desde a primeira passagem do bastão e não conseguiu tirar a diferença no final. Os 3min28s09 conquistados pelas cubanas configuram novo recorde da competição.