Paris, França – O piloto Klever Kolberg e o navegador Lourival Roldan, da equipe Petrobras Lubrax, viajaram ontem de Paris para a cidade de Clermont Ferrand, na França, local da largada da 26.ª edição do Rali Paris-Dakar, que começa quinta-feira. Lá eles vão ter o primeiro contato com o Mitsubishi Pajero Full, que já foi levado pelos mecânicos e engenheiros da Ralliart, empresa responsável pela preparação do carro que fica na Alemanha.
Os demais integrantes do time, os irmãos Jean e André Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec, sairão na terça-feira pela manhã da capital francesa. Os mecânicos Geraldo Lima e Ronaldo Pinto, além do checo Petr Vodak, os três ocupantes do caminhão de assistência exclusivo da equipe, também seguem para Clermont. A equipe Petrobras Lubrax chegou a Paris no dia 26 de dezembro para cuidar os últimos detalhes para a prova.
Antes da largada os competidores ainda precisarão enfrentar uma maratona burocrática em Clermont, quando passarão pelas chamadas verificações técnicas e administrativas. Todos os participantes da prova, entre pilotos, mecânicos e jornalistas, devem apresentar para a organização os documentos pessoais, como passaporte, comprovantes de pagamento da inscrição, do seguro e de vacinas.
Nas verificações técnicas vários itens dos veículos são checados. “A maior preocupação da organização é com os equipamentos de segurança dos competidores. Eles são muito exigentes neste ponto. O capacete, por exemplo, não pode ter nenhum risco”, explicou Klever Kolberg. Os veículos inscritos também recebem os números de competição e depois são levados para um “parque fechado”, onde ninguém mais tem acesso. Eles só podem ser retirados na hora da largada promocional, quando cada piloto subirá uma rampa e o locutor apresenta os pilotos para o público.
O Rally Paris-Dakar 2004 será especial. A prova teve recorde no número de participantes, com 607 motos, carros, caminhões e veículos de assistência. A equipe Petrobras Lubrax é a única do mundo inscrita em três categorias: André Azevedo nos caminhões, Jean nas motos e Klever e Lourival nos carros.
A prova terminará em Dakar, capital do Senegal, dia 18. Os participantes vão enfrentar 11.092 quilômetros atravessando sete países da Europa e África (França, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali, Burkina Fasso e finalmente Senegal).
Site oficial da equipe Petrobras Lubrax: www.parisdakar.com.br
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Eurofarma, Planac Informática, Mitsubishi Koala, Mercedes-Benz Caminhões, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promoções.