Faz sentido rotular o clássico de domingo, na Arena da Baixada, de o Atletiba do século. Isto porque, nunca antes na história, Atlético e Coritiba disputaram uma partida por um torneio nacional que valesse tanto. Está em jogo a luta contra o rebaixamento, pelo lado rubro-negro, e a presença na Libertadores 2012, pelo alviverde.
Até hoje, a dupla se enfrentou 27 vezes em edições do Campeonato Brasileiro. O equilíbrio é explícito: 10 vitórias do Coxa, 9 empates e 8 triunfos do Furacão. Só que nenhum destes jogos influenciou no destino dos dois clubes.
Claro que se o “se” jogasse poderia ter definido uma ou outra situação para cada uma das equipes. Como em 1975, quando o Coxa venceu o Rubro-negro por 1 x 0 e os dois pontos (até 1994 a vitória valia dois pontos) conquistados foram suficientes para garantir o Coritiba na fase seguinte. Caso a vitória fosse do outro lado, quem se classificaria seria o Atlético.
Semelhante a 1976, quando o Alviverde derrotou o rival mais uma vez, por 2 x 1, e se classificou pelo critério de desempate. Um empate ou uma derrota deixaria o time fora da fase seguinte. Assim como foi em 1979, quando o ponto conquistado no empate em 1 x 1 fez a diferença para o Coxa.
Nos anos mais recentes, os clássicos acabaram “decidindo” de maneira negativa. Em 1999, o Atlético não se classificou para a segunda fase do Brasileirão por que ficou 3 pontos abaixo do Guarani. Caso tivesse vencido o rival, poderia ter avançado no campeonato, mas o Coxa ganhou por 2 x 1.
Mesma situação do Coritiba em 2002, que não passou de fase por ter somado 3 pontos a menos que o Santos. Bastava vencer o já rebaixado Gama na última rodada, assim como poderia ter ganhado o clássico, vencido pelo Furacão por 1 x 0.
Mas em 2008 o Rubro-negro conseguiu tirar vantagem dos pontos conquistados diante do rival. Os dois clássicos terminaram empatados por 1 x 1 e no final a equipe escapou da degola por uma diferença de um ponto. Já em 2009, mesmo vencendo um dos clássicos, o Coxa não teve a mesma sorte e acabou rebaixado. Entretanto, se tivesse ganhado o primeiro duelo, teria ficado na Série A.