O litoral paranaense, começa a receber hoje, a nata do triatlo nacional para a disputa, no domingo, da maior competição da modalildade no Estado. A partir das 10h30, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, alguns dos melhores triatletas brasileiros começam a desembarcar para tomar um ônibus, oferecido pela organização do Sesc Triathlon Caiobá, e rumam para Caiobá, onde no domingo, às 9h15, acontecerá a 17.ª edição do evento, em frente à Praia Mansa.

continua após a publicidade

E a disputa da elite masculina promete ser uma das mais equilibradas dos últimos anos. Neste ano, a prova não tem favoritos pois os melhores brasileiros, entre eles os que representam a equipe brasileira de triatlo e os que representaram o Brasil no Fast Triathlon de Santos, já confirmaram presença, assim como outros que estão entre os melhores do mundo. Apenas três estrangeiros, no entanto, confirmaram presença.

Para Adalberto Carneiro, um dos coordenadores da prova, a disputa vai ficar entre brasileiros e estrangeiros. Ele acompanhou o Fast em Santos, e seu palpite é que a disputa fique entre o trio brasileiros Paulo Myashiro, Juraci Moreira Júnior, Bruno Khouri e o norte-americano Victor Plata, representante da equipe dos USA e vencedor por equipe da prova de Santos.

Adalberto ainda destaca a presença de Leandro Macedo, hexacampeão da prova, e de Virgílio de Castilho, vice campeão nas duas últimas edições. O argentino Ezequiel Morales e o francês Viville Quentin, também podem surpreender.

continua após a publicidade

O triatleta curitibano Juraci Moreira Júnior, campeão da prova em 2004, definiu esta como a mais difícil de todos os tempos. A presença de Victor Plata e de todos os atletas de ponta do triatlo brasileiro são fatores determinantes para levar essa disputa a ser a mais emocionante das 17 edições. "Nesse ano estão todos aqui", comenta Juraci, referindo-se às edições anteriores quando alguns não puderam participar da prova.

Entre os destaques da elite também está o curitibano Mauro Conceição, que foi o terceiro na etapa do mundial na Argentina e entra nessa disputa.

continua após a publicidade

Tetra

Juraci Moreira Jr, vai tentar o tetracampeonato em Caiobá. Mesmo machucado, Juraci não perde as esperanças de um bom resultado e pede o apoio da torcida para garantir o título para o Paraná.

No dia 14 de janeiro, durante um treinamento e acompanhado de outros trinta triatletas, fazendo o percurso Curitiba-Caiobá (120km), Juraci se envolveu em um acidente e sofreu escoriãções do braço esquerdo e lado esquerdo do quadril.

"Não vou conseguir chegar na prova de Caiobá 100% como gostaria, mas acredito que o apoio da torcida e a minha vontade de ganhar mais uma vez esta prova vai prevalecer e com certeza farei de tudo para manter o título no Paraná" comenta Juraci.