Foto: AP |
Delgado comemora com Mendez o segundo gol dos equatorianos. |
Em um jogo marcado pelo excesso de passes errados e pela forte marcação, o Equador conseguiu a sua 1.ª vitória em estréias de Copas do Mundo ao superar a Polônia por 2 a 0, ontem, no Estádio Aufschalke Arena, em Gelsenkirchen.
Essa é a segunda edição da competição que o país disputa – esteve também em 2002.
Com o resultado, os equatorianos ocupam a 2.ª colocação do Grupo A, atrás apenas da Alemanha, que bateu a Costa Rica por 4 a 2. Os donos da casa lideram a chave pelo número de gols marcados.
No primeiro lance de perigo do jogo, aos 24 minutos da etapa inicial, o Equador conseguiu abrir o marcador. Após uma cobrança de lateral por De La Cruz, Delgado cabeceou para trás e Carlos Tenório, também de cabeça, completou para o fundo das redes. Equador 1 a 0.
Pesada, a equipe polonesa via o adversário comandado pelo treinador Luis Suárez voltar a assustar aos 41, com o meia Luis Valencia chutando forte, mas Boruc, bem colocado, defendeu.
No 2.º tempo o Equador chegou ao segundo gol aos 34 minutos. O volante Edison Mendez recebeu na entrada da área e tocou para Ivan Kaviedes, que estava em posição irregular.
Na seqüência, o atacante do Argentinos Juniors rolou para Delgado, que livre, empurrou para o gol vazio. Equador 2 a 0.
No final os poloneses ameaçaram, com chutes na trave do avante Ireneusz Jelen e Brozek.
O Equador fará o segundo confronto pela Copa do Mundo na próxima quinta-feira, contra a Costa Rica, em Hamburgo. Um dia antes, a Polônia terá pela frente a Alemanha, em Dortmund.
Copa do Mundo
Grupo -A 1ª rodada
Gols: Carlos Tenório, 24? do 1.ºT; Agustín Delgado, 34? do 2.ºT.
Árbitro: Toru Kamikawa (JAP).
Cartões amarelos: Edison Mendez e Smolarek.
Local: Aufschalke Arena, em Gelsenkirchen.
Equador 1 x 0 Polônia
Equador
Mora; De la Cruz, Edwin Tenório (Kaviedes), Hurtado (Jorge Guagua) e Reasco; Méndez, Castillo, Espinoza e Valencia; Carlos Tenório e Agustín Delgado (Urrutia). Técnico: Luís Suárez.
Polônia
Boruc; Jop, Baszczynski, Bak e Zewlakow; Sobolewski (Jelen), Szymkowiak, Krzynowek (Kosowski) e Radomski; Zurawski (Brozek) e Smolarek. Técnico: Pawel Janas