Em tempos de Copa do Mundo, atletas brasileiros brilham no Brasil e no exterior, mas não só no gramado, no tabuleiro também: é o caso do enxadrista Henrique Nemeth Junior, 11 anos. Aluno do Colégio Opet Bom Retiro, o garoto conseguiu grandes conquistas em campeonatos de xadrez nos últimos dois anos. O mais recente foi a V Copa Escolar de Xadrez, que aconteceu no último dia 3 de junho, no Colégio Santa Maria em Curitiba. Nemeth Junior obteve o primeiro lugar, após vencer seis partidas. O título de vice-campeão paranaense, em um campeonato realizado em Matinhos, rendeu ao pequeno notável a representação do Brasil no Pan-americano de Xadrez , que será de 7 a 13 de agosto no Equador.
Mas suas conquistas vão além: Em 2005 foi campeão em 19 torneios importantes de Curitiba, 15 destes na sua categoria, incluindo o da IV Copa Escolar de Xadrez ? com a participação de aproximadamente 120 escolas e 1000 atletas, e campeão de 4 torneios de categorias acima da sua (jogando contra enxadristas adultos renomados).
Praticante de xadrez desde os sete anos de idade, Nemeth Junior é considerado um aluno dedicado aos estudos e tem como referencia ídolos internacionais. ?Meu objetivo é chegar ao nível do Kasparov?, diz Nemeth Junior referindo-se ao campeão internacional de xadrez Garry Kimovich Kasparov.
Os pais de Nemeth Junior procuram patrocínio para que o atleta possa viajar e representar o país no Pan-americano, no Equador. Para quem tiver o interesse de colaborar os contatos são pelo e-mail hn@hnadaptacoes.com.br ou pelo fone: 41 3235-3082.