Rio – De um lado, um time em crise, lutando para se afastar da zona de rebaixamento do Brasileiro. De outro, um dos favoritos ao título, que pode alcançar a liderança em caso de um resultado positivo. Assim será o duelo entre Flamengo e Santos, hoje, às 21h40, no Maracanã.
Vice-líder do Brasileiro, com 68 pontos, o Peixe, mesmo fora de casa, luta por uma vitória, que pode lhe devolver a primeira posição. O rubro-negro, ao contrário, é o 19.º colocado na tabela, com 41 pontos, e precisa vencer para se manter fora da zona de descenso. Na última rodada, ambos perderam clássicos estaduais por 1 x 0: o Santos, para o São Paulo, e o Fla, para o Vasco.
O clima na Gávea anda pesado. A derrota para o rival vascaíno fez o técnico Ricardo Gomes perder a paciência com o atacante Dimba. O artilheiro do time no Brasileiro, com seis gols, que atravessa péssima fase, perdeu a posição de titular para Jean, e ficará no banco. O lateral esquerdo Athirson também foi barrado, por Roger.
Além das barrações, Ricardo Gomes fará outras mudanças, já que não terá sua zaga titular: Júnior Baiano recebeu o terceiro cartão amarelo e André Bahia foi expulso contra o Vasco. Seus substitutos serão Henrique e Valdomiro. Este último fará sua estréia pelo Flamengo.
“Vou entrar com tudo para garantir uma vaga no time. Sei da força ofensiva do Santos e do futebol do Robinho, Deivid e Ricardinho, mas nenhum deles vai, moleza pelo meu lado”, afirmou Valdomiro, emprestado pelo Bahia até o fim do Brasileiro.
O Santos tenta manter um tabu: há três anos não perde para o Flamengo, com seis vitórias e dois empates. A derrota para o São Paulo, no último domingo, não abateu os jogadores, que estão confiantes na reabilitação.
“Queremos esse título e vamos brigar até a última rodada. Não esperávamos essa derrota e precisamos nos recuperar contra o Flamengo”, disse o meia e capitão Ricardinho.
Ao contrário do rubro-negro, o técnico santista Vanderlei Luxemburgo não terá que mexer na equipe, já que o único jogador suspenso é o atacante reserva Basílio e não há nenhum titular lesionado.
Ficha técnica:
Local: Maracanã. Horário: 21h40. Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS).
Flamengo: Julio César, China, Henrique, Valdomiro e Roger; Da Silva, Júnior, Ibson e Zinho; Felipe e Jean. Técnico: Ricardo Gomes.
Santos: Mauro, Paulo César, Leonardo, André Luís e Léo; Fabinho, Preto Casagrande, Ricardinho e Elano; Robinho e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.