Ensaio pra Copa do Mundo

Frankfurt – Começa hoje, oficialmente em Frankfurt e factualmente em Colônia, a 7.ª edição da Copa das Confederações, apontada como uma Minicopa por antecipar duelos que devem ocorrer na Copa do Mundo do próximo ano, na mesma Alemanha. O torneio tem a participação dos campeões de cada confederação continental do planeta, além do país-sede, a Alemanha, e do campeão mundial, o Brasil.

A seleção brasileira não teve muita sorte nas outras edições da competição. Apesar do título em 1997, o Brasil foi eliminado pela campeã França em 2001, no Japão. Também fez fraca campanha em 2003 e viu a França levar o bicampeonato em casa. Além de franceses e brasileiros, Argentina, Dinamarca e México já ganharam a competição, que começou a ser disputada em 1992.

Abertura

A Argentina, já classificada para a Copa de 2006 após a vitória sobre o Brasil por 3 a 1, em Buenos Aires, estréia na Copa das Confederações contra a Tunísia, do técnico campeão europeu em 2000 pela França, Roger Lemerre. O jogo será às 13 horas (de Brasília) no novo Estádio do Colônia, o Rheinenergie, que também sediará jogos do Mundial.

Mas a abertura oficial do torneio acontecerá em Frankfurt, às 16h (de Brasília), com o time da casa, a Alemanha de Jürgen Klinsmann, contra a Austrália. As duas partidas, que abrem o grupo A, serão transmitidas pela Globo, Cultura e Bandsports.

Tolerância zero

A Fifa vai aumentar o rigor das punições para atitudes antidesportivas dentro de campo a partir desta Copa das Confederações, que vai até o dia 29 de junho.

Os jogadores serão punidos por atitudes erradas no impedimento, como atrapalhar o adversário e levar vantagem na situação irregular. Além disso, a Fifa reforçará as regras que proíbem o uso de adereços, como correntes, pulseiras e brincos.

?Nem mesmo o esparadrapo, que serve para cobrir qualquer adereço, será permitido?, alertou Fernando Treasco, membro do comitê de árbitros da Fifa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo