Depois de cinco anos sem atividades regulares, a modalidade de enduro eqüestre terá neste fim de semana, na Pousada Cainã, em São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, município da Região Metropolitana de Curitiba, uma prova escola de enduro de velocidade – o 1.º Enduro das Tropas Real Caminho de Viamão.
A competição, que está sendo organizada pela pousada, com apoio da Federação Paranaense de Hipismo, terá o cavaleiro senior, Fernando Gonçalves, que compete pela federação catarinense, mas neste evento será consultor e palestrante. A idéia é retomar as competições com a prova, para que na última etapa do ranking brasileiro, marcada para novembro, também em São Luiz do Purunã. “A intenção de realizar esta prova escola, é fomentar uma participação maior de conjuntos paranaenses na etapa do ranking nacional de novembro”, explica Diogo Truiti, também organizador, que lembra ainda que a prova de novembro terá o mesmo nome da competição de amanhã.
O programa da prova começa com um painel, a partir das 9h, na sede da pousada, quando Fernandes falará sobre o regulamento da prova, metodologia para condicionamento do cavalo em trilha, técnica de apresentação do cavalo ao veterinário e as diferenças entre enduro de velocidade e de regularidade.
Por volta de 11h, começa a inspeção inicial das montarias, e a seguir, a largada para dois “anéis? -como são chamados os percursos a serem completados na prova de enduro eqüestre. A primeira volta terá 25 km, com uma parada para verificação veterinária, seguida pelo anel final, de dez quilômetros.
Por enquanto, já se inscreveram 50 conjuntos. Mas os interessados ainda podem se inscrever, até amanhã pela manhã. Como se trata de uma prova escola, cuja intenção é ensinar como funciona uma competição, qualquer raça de cavalo será aceita. “O enduro eqüestre é um esporte para se praticar em família e também dedicada aos amantes da cavalgada”, explica Fernando Gonçalves.
Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos no site da Pousada Cainã (www.pousadacaina.com.br).