Encerradas as inscrições para a edição de 20 anos do Rally dos Sertões

As inscrições para a edição de 20 anos do Rally dos Sertões encerraram. Ao todo serão 220 inscritos entre carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs (que estreiam na competição como categoria experimental). Serão competidores de oito países disputando a edição histórica de 20 anos: Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Portugal e Venezuela. Do total de competidores desafiando o Sertão brasileiro, cinco são mulheres. Três nos carros, uma nas motos e uma nos UTVs.

No grid que parte de São Luis (MA) no dia 19, estão 63 motos, 47 carros, 12 UTVs, 10 caminhões (quatro pesados e seis leves) e nove quadriciclos. A surpresa é o número de UTVs inscritos. “Por ser uma categoria experimental e que será disputada pela primeira vez é um número expressivo para uma competição dentro do Brasil”, disse Sabrina Proença – responsável pela Secretaria de Prova da Dunas Race.

Nos UTVs, vários campeões do Sertões em anos anteriores disputarão o primeiro campeonato da categoria, como Carlo Collet (pentacampeão nos quadriciclos) e Robert Nahas. Entre os favoritos está Bruno Sperancini e a categoria terá ainda a primeira mulher no mundo a correr de UTV, a colombiana Martha Marino.

Nos carros, esta edição tem tudo para ser inesquecível: está confirmada a vinda do francês Stéphane Peterhansel, o mito do rali cross country. O piloto desbravará o Sertão pela primeira vez e entra, com seu MINI All4 da X-Raid, na briga com os brasileiros tidos como favoritos: Guilherme Spinelli e seu Mitsubishi Lancer, o cearense Riamburgo Ximenes no BMW X3 CC, Marcos Moraes e seu T-Rex, além de outras equipes que também correm por fora na luta pelo título mais cobiçado do sertão.

A disputa nas motos também promete ser emocionante: Jean Azevedo retorna à categoria depois de anos competindo entre os carros, mas o paulista não terá vida fácil, já que o mineiro Felipe Zanol vem de dois vice-campeonatos e busca seu primeiro título, sem contar o Dario Julio (Darinho) e o catarinense Ike Klaumann, que pode surpreender.

André Azevedo, Edu Piano e Guido Salvini entram como favoritos nos caminhões pesados; nos caminhões leves, a briga deve ser entre Rafael Martinez-Conde e Amable Barrasa ; o cearense Tom Rosa vê como vantagem o terreno mais arenoso neste ano e tenta outro título nos quadriciclos, mas para isso terá de superar Marcelo Medeiros, Nei Costa.

O Rally dos Sertões acontece entre os dias 18 e 29 de agosto de 2012, com largada de São Luis (MA) e chegada em Fortaleza (CE).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo